"You're still the one I kiss good night"...
sexta-feira, dezembro 21, 2007
2112
Publicado por: Clarissa Barth at 11:07 2 commentários
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Receitas de Natal
Temos algumas receitas aqui, na cozinha, para o Natal. Duas são do ano passado, mais duas novas... Para ver todas, basta clicar aqui:
Receitas de Natal
Está na hora de comprar os ingredientes!!
Publicado por: Clarissa Barth at 15:06 1 commentários
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Receita de Peru de Natal, recheado!!!
Natal tem de ter peru! Natal não é tempo prá novidades!!! Não invente, não sirva lombo (mais apropriado para ano-novo pois é bicho que anda prá frente), nem camarão (também ano-novo!), nem bacalhau... Por favor: peru!
A receita abaixo é imperdível, imbatível, inesquecível. Natal também não é tempo de dieta, vamos aproveitar.
PERU DE NATAL (RECHEADO)
Se você nunca fez peru recheado, aí vai um bom motivo para fazê-lo: a carne, depois de assada, fica muito mais saborosa pois a ave não seca tanto no forno como quando está sem recheio! Esta receita apresenta um recheio bem encorpado, com carne moída e ovos.
Em geral, o peru comprado em supermercado já vem temperado. Se você vai fazê-lo recheado, não há necessidade de temperá-lo novamente. Apenas coloque o recheio dentro da cavidade do peru.
Ingredientes:
(para 8 pessoas)
1 peru (3 ou 4 kg)
Recheio:
1/2 kg de carne moída
2 colheres, de sopa, de óleo
1 colher, de chá, de molho inglês
1 colher, de chá, de tomilho
sal e pimenta preta a gosto
3 ovos cozidos, picados
3 ovos (crus)
50 g de queijo parmesão ralado
pão torrado moído, o suficiente para deixar o recheio em ponto de liga (mais ou menos 1 xícara)
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de ameixas pretas sem caroço, picadas
1/2 xícara de passas escuras
1/2 xícara de nozes, picadas
Preparo:
Em uma frigideira, refogue a carne moída no óleo. Misturar o
molho inglês, tomilho, sal e pimenta.
Transferir a carne, cozida, para uma tigela. Adicionar os outros ingredientes do recheio, mexendo bem.
Colocar o recheio na cavidade do peru. Juntar as duas pernas, amarrando com barbante. Colocar um pouco de óleo de oliva nas palmas das mãos e espalhar na superfície da ave.
Transferir o peru para uma assadeira grande. Levar ao forno médio (180º C) por, aproximadamente, 1 hora para cada quilo de peru.
Servir guarnecido com frutas em calda.
terça-feira, dezembro 18, 2007
Receita de Panetone
Falta uma semana para o Natal, mas ainda dá tempo de se preparar um panetone! Durante a semana, vou colocar mais algumas receitas, inclusive a de peru recheado!
Panetone
Ingredientes:
1/4 xícara de água morna
1/3 xícara de açúcar
1 tablete de fermento biológico
8 colheres, de sopa, de manteiga amolecida
1/2 colher, de chá, de sal
3 ovos, grandes
1 colher, de chá, de essência de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha
1/2 xícara de frutas cristalizadas
Preparo:
Em uma tigela, misture a água morna com 1 colher, de sopa, de açúcar. Polvilhe o fermento sobe a água e reserve, por 10 minutos, até espumar. Misture em 1/4 de xícara da farinha.
Bata a manteiga na batedeira por 1 minuto, até ficar cremosa. Continue batendo e acrescentando o açúcar e sal. Bata por mais 2 minutos. Acrescente os ovos, um por vez, e a baunilha. Bata mais um pouco, até que fique homogêneo.
Acrecente o fermento e bata, em velocidade baixa, por mais 2 minutos. Adicione 1 xícara de farinha e continue a bater. Adicione mais 1 xícara de farinha e bata até incorporar. Desligue a batedeira e bata mais um pouco com colher de madeira. Transfira a massa para uma bacia grande, untada, e cubra com filme plástico. Deixe crescer até que a massa dobre de volume, por cerca de 3 horas.
Unte a forma de panetone e cubra o fundo da mesma com um círculo de papel-manteiga. (Se você não tem uma forma apropriada para panetone, pode utilizar uma lata de biscoitos ou lata de azeite cortada em 1/3 da altura, para fazer pequenos panetones.)
Quando a massa tiver crescido, coloque-a em uma mesa coberta com farinha. Pressione um pouco a massa, formando um retângulo. A parte, misture 1/4 de xícara de farinha com as frutas cristalizadas. Coloque metade das frutas cristalizadas sobre a massa. Dobre a massa, como um livro. Dobre novamente. Pressione a massa, formando um retângulo. Coloque a outra metade das frutas cristalizadas sobre a massa e dobre-a, formando uma bola. Coloque a bola de massa dentro da forma. Cubra a forma com filme plástico e deixe a massa crescer novamente, por mais 2 horas, até que o panetone atinja o topo da forma.
Pré-aqueça o forno. Com uma faca afiada ou lâmina, corte um "X" no centro do panetone. Coloque-o na grade mais baixa do forno e asse, em forno quente, por 30 minutos. Depois, baixe o forno para médio e asse por mais 20 a 30 minutos.
Assuntos: natal, panetone, receita
Publicado por: Clarissa Barth at 00:50 0 commentários
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Receita de tempero para salada de proteína de soja
Ok, esta receita me foi passada pela minha mãe e desconfio que foi copiada de um infame programa de culinária na TV... mas o fato é que é deliciosa! É tão simples, mas é a receita preferida do meu marido. Isto já vale a receita. Mas estou colocando aqui DE NOVO para a Chris, pois ela gosta de salada! E de proteína de soja! Vamos lá:
Ingredientes:
2 xícaras de proteína de soja miúda (PVT)
1 cubo de caldo de galinha, legumes, cogumelo, o que desejar - tente usar sempre os cubos de caldo italianos, que não têm aquele gosto de sopa de pacote... porque são feitos de ingredientes naturais
3 dentes de alho (ou a gosto)
sal
2 colheres, de sopa, de azeite de oliva
Preparo:
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite. Coloque o alho bem picadinho, junto com o cubo de caldo esfarelado. Deixe aquecer rapidamente (para não queimar o alho) e jogue por cima a proteína de soja. Acrescente um pouco de sal, se desejar. Mexa sempre, até tostar. Retire do fogo e deixe esfriar. Guarde em um vidro fechado, fora da geladeira. Dura muito tempo - mas não vai sobrar prá guardar!
Sirva sobre a salada que preferir.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
Receita de Torta de Limão para quem não sabe cozinhar
Esta receita vai prá minha amiga de cabelos de fogo, Chris! Estou para colocar aqui faz tempo, hoje ela me disse que não cozinha nada... imagina, como diz o Chef Gusteau do imperdível Ratatouille, "anyone can cook!". E mulheres doidas dão as melhores cozinheiras (esta sou eu quem diz!). Portanto, minha querida Chris, quando quiseres enganar na cozinha, faz esta tortinha...
Torta de Limão
Ingredientes:
180 g de biscoitos de coco
1/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de manteiga ou margarina derretida
1 lata de leite condensado (ou 1 e 1/2 lata para um recheio mais alto, é assim que faço)
suco de limão (1 limão grande para cada lata de leite condensado)
3 claras, batidas em neve
Preparo da base:
Triture os biscoitos no liquidificador até obter migalhas. Misture-as com o açúcar e com a manteiga derretida, até obter uma farofa. Pressione esta farofa no fundo e laterais de uma fôrma de 22 cm de diâmetro (de preferência fôrma de fundo removível). Asse por 8 minutos (exatos!) em forno pré-aquecido em 190 graus (médio). Deixe esfriar completamente antes de rechear.
Preparo do recheio:
Na batedeira, misture o leite condensado com o suco de limão, até que fique esbranquiçado e com consistência de pudim mole. Está pronto!
Montagem:
Espalhe o recheio sobre a base. Coloque as claras em neve por cima. Pode ser decorado com raspas de limão. Deixe gelar muito bem antes de servir.
Dica da minha mãe, que é doceira: para que a clara em neve não desmonte sobre a torta, na geladeira, use 1 colher, de sopa, de açúcar de confeiteiro para cada clara de ovo, na hora de bater. Lembre-se: o açúcar se acrescenta aos pouquinhos, após as claras terem formado picos de suspiro. O açúcar de confeiteiro precisa ser puro, segundo ela, a única marca que tem mantido este açúcar puro é a União (confira no rótulo antes de utilizar, se for colocar de outra marca).
Assuntos: limão, receita, torta
Publicado por: Clarissa Barth at 15:58 2 commentários
quinta-feira, novembro 15, 2007
Feeling almost rosey...
Vídeo novo, saiu ontem...
Assuntos: almost rosey, música, tori amos
Publicado por: Clarissa Barth at 11:17 4 commentários
terça-feira, novembro 13, 2007
Os fantasmas sempre voltam
Queridas amigas, isto aqui está ficando um monólogo... mesmo assim, queria contar que hoje um fantasma apareceu. E eu não falei o que queria. Devia ter dito: "muita água rolou debaixo desta ponte, hoje sou uma outra pessoa". Tem gente que é água parada, não muda, fica turva. Mas, como agora sou amiga de fantasmas, tenho uma música perfeita para este. Resume o que eu gostaria de ter dito, quem sabe ele vai ler isto um dia...
"Digital Ghost"
(Tori Amos)
It started as a joke
Just one of my larks to see
If somehow I could reach you so
I swam into your shores
Through an open window
Only to find you all alone
Curled up with machines
Now it seems you're slipping
Out of the land of the living
Just take a closer look
Take a closer look
At what it is that's really haunting you
I have to trust you'll know
This digital ghost
But I fear there's only so much time
'cause the you I knew is fading away
Hands lay them on my keys
Let me play you again
I am not immune to your net
Find me there in it
I won't go even if in
Your heart only beats ones and O's
Switch you on my friend
Pull you from that rip current
But only you can fight against this
Take a closer look
Just take a closer look
At what it is that's really haunting you
I have to trust you'll know
This digital ghost
But I fear there's only so much time
'cause the you I knew is fading away
Fading
Fading
Away
Assuntos: digital ghost, música, papos, tori amos
Publicado por: Clarissa Barth at 17:27 0 commentários
segunda-feira, outubro 22, 2007
Conselhos da vovó sobre nutrição
A edição americana da Scientific American no mês de Setembro/2007 é dedicada à dieta e saúde. Em um artigo sobre nutrição, encontrei os conselhos do Dr. Ancel Keys, que morreu em 2004 com 100 anos de idade, para se evitar as doenças do coração. Isto foi escrito em 1959.
- Não engorde; se engordar, emagreça.
- Diminua gorduras saturadas: as gorduras da carne de boi, porco, ovelha, embutidos, margarinas e laticínios.
- Prefira óleos vegetais e mantenha a quantidade total de calorias ingeridas vindas de gordura abaixo de 30% em sua dieta.
- Prefira vegetais frescos, frutas e laticínios desnatados.
- Evite o uso excessivo de sal e açúcar refinado.
- Boas dietas não dependem de medicamento nem de preparações complicadas.
- Pratique exercícios e atividades recreativas ao ar livre.
Para o artigo completo, Eating Made Simple - Marion Nestle
Assuntos: nutrição
Publicado por: Clarissa Barth at 13:21 0 commentários
sexta-feira, outubro 19, 2007
Primeira noite cigana
Tivemos uma apresentação-relâmpago de dança cigana, no condomínio. (Relâmpago é a palavra certa... Epahei, Oiá!)
Assuntos: cigana, dança, papos
Publicado por: Clarissa Barth at 13:47 0 commentários
quarta-feira, outubro 03, 2007
Culinária Ayurvédica
Meu marido trouxe para mim, de viagem, um novo livro de culinária: "Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living". Trata de culinária Ayurvédica, que eu não conhecia, e me deixou maravilhada.
Segundo a Wikipédia, "Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos atrás, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional. (...) A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la."
Não é fantástico?
Ler a introdução do livro já foi suficiente para que eu percebece a sintonia com o que eu gostaria de ter na minha cozinha. Por isto, traduzo e reproduzo aqui:
"Todas as sabedorias tradicionais do mundo trazem uma mesma verdade simples: comida é vida. O ritual de comer trancende todas as fronteiras do tempo, cultura e religião. A comida é sagrada e o ato de comer é a comunhão direta com a energia divina da Mãe Natureza. De acordo com os antigos sábios Ayurvédicos, a comida nutre nossa mente, corpo, sentidos e espíritos em todos os níveis do ser. Proporciona uma fundação para a exploração e evolução pessoal. Ao longo da nossa vida, desde o primeiro gole do leite materno até o compartilhar de refeições com os entes queridos, o ritual de comer tem raízes profundas na experiência humana." (Thomas Yarema, Daniel Rhoda, Chef Johnny Brannigan, em Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living).
Logo pretendo testar e colocar algumas receitas aqui...
Para saber um pouquinho mais sobre a Ayurvédica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda
Assuntos: Ayurvédica, livros
Publicado por: Clarissa Barth at 12:53 2 commentários
domingo, setembro 23, 2007
Ostara
Querida Gil,
Hoje é o primeiro dia da primavera, o Sabbat de equilíbrio e interação, de renovação da vida. Li, em algum lugar, que é o momento de plantar e cultivar nossas sementes e também o tempo de celebrar o período de fertilidade, que pode ser de idéias e projetos que só nós, mulheres, temos a capacidade de conceber... (Isto é um segredo? Porque me parece que os homens não percebem esta nossa força.) Bom, hoje é o dia da Deusa Eostre, a "Deusa da Aurora", da ressureição e do renascimento. Lembrei de ti, hoje, por muitos motivos e que, há alguns anos, passamos este dia de Ostara juntas, vendo o Marcelo voar, o que é sempre mágico. E quis colocar aqui, na nossa cozinha, uma mensagem de esperança e saudação à vida e à Primavera - na forma de uma música muito especial. Afinal, lembra que estou numa fase muito cigana. (O vídeo é meio trash, mas a mensagem está na música.) Querida amiga, dança esta música como eu dancei com a Maya, hoje, dando uma folga para as preocupações. (Aliás, tua sobrinha comeu as primeiras amoras da primavera, ficou toda pintadinha de rosa!)
Aí vai: Salma Ya Salama!
Assuntos: cigana, música, Ostara, papos, Salma Ya Salama
Publicado por: Clarissa Barth at 22:28 0 commentários
quarta-feira, agosto 29, 2007
Loira e inteligente
Mesmo as mulheres tem preconceito - aliás, principalmente as mulheres! - com as loiras. E "loira" não significa exatamente uma cor de cabelo: o preconceito é contra uma atitude. Mulheres inteligentes precisam ter um certo jeito, mães precisam ter um certo jeito, mulheres de 40 devem ter um certo jeito... Até quando vamos agarrar os cabelos umas das outras desta maneira? Nem sei o que dizer, repito aqui o que li hoje:
"Because why shouldn’t smart people feel groovy too? I don’t understand why the insipid stupids must get all the cool looks! So I thought—“you know, hang on a minute!” You can be confronting the right wing and feeling really seductive at the same time."
(Tori Amos, leia a entrevista completa)
Assuntos: loira, papos, tori amos
Publicado por: Clarissa Barth at 17:57 0 commentários
segunda-feira, agosto 27, 2007
Eclipse Total da Lua e Eclipse Parcial do Sol - 2007
Eclipse Total da Lua - 28 de Agosto de 2007
No dia 28 de agosto próximo (amanhã!) haverá um eclipse total da Lua, que será visível no Brasil. O eclipse inicia quando a Lua cheia começa a entrar na penumbra da Terra, às 4:52h da manhã do dia 28 e se intensifica às 5:52h, quando a Lua entra na sombra da Terra, ficando com sua luminosidade bastante diminuída. Na região de São Paulo, neste horário, a Lua estará no horizonte, se pondo às 6:23h. Portanto, não poderemos ver o ponto máximo do eclipse, que será às 7:23h, porque a Lua já estará abaixo do horizonte. Mesmo assim, vale a pena dar uma espiada no início do eclipse. O eclipse da Lua pode ser observado a olho nú, com binóculos ou lunetas.
Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro
Eclipse Parcial do Sol - 11 de setembro de 2007
A eclipse do Sol é parcial quando o Sol fica encoberto pelo cone de penumbra da Lua (e não pela sombra da Lua). Poderemos ver o Sol com um pequeno corte lateral, que irá aumentar variar de tamanho durante a duração do eclipse, que neste dia será de 1h58m. A Lua não será visível porque quando acontece um eclipse do Sol a Lua está sempre na fase Nova (a Lua está passando na frente do Sol, então está iluminada "por trás" em relação à nós). O horário de início do eclipse, em São Paulo, é 7:39h da manhã, chegando no ponto máximo às 8:35h e terminando às 9:37h. A observação do Sol deve ser feita com muito cuidado. NUNCA se deve utilizar binóculos ou qualquer tipo de lente. A luz do Sol, ampliada, pode causar danos irreversíveis ao olho, instantaneamente.
Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro
Sugestão para Observação do Eclipse do Sol:
A maneira mais segura de se observar é através da projeção da luz do sol em um anteparo. Pegue uma folha de papel e faça um furo pequeno, de 2 mm de diâmetro mais ou menos. O furo funcionará como lente para projetar a luz do sol contra o chão ou uma parede branca. Coloque a folha de papel contra o sol, e projete a luz que passa pelo furo contra uma parede ou outra folha de papel em branco. Afaste e aproxime a folha de papel de sua projeção, até obter uma imagem focalizada do Sol. Para um furo deste tamanho, a distância será de mais ou menos 40 cm. Quando o eclipse iniciar, a imagem do Sol começa a ficar parecida com uma pequena Lua minguante.
Publicado por: Clarissa Barth at 12:58 0 commentários
sexta-feira, agosto 24, 2007
Receita de Sopa de Feijão
Hoje, passeando de bike pelo condomínio, percebi que as ruas todas cheiravam a jasmim - jasmim-do-cabo, jasmim amarelo, jasmim-estrela (juro que até senti cheiro de chá de jasmim vindo de uma casa..). A primavera chegou, aqui em São Roque, um pouco antes do tempo. Lembrei que meu aniversário passou, fiz 40 anos em um vale mágico - o do Matutu - com histórias de lobisomens e canto gregoriano, lugar de se tomar sopa à luz de velas, e dei-me conta de que o inverno se acaba e ainda não publiquei, aqui, a receita da minha sopa preferida - a de feijão. (Preciso enviá-la ao Cândido, pelo correio, pois lá a internet ainda não chegou...)
Receita de sopa de feijão preto
O segredo desta sopa está no suco de laranja e no cominho em pó!
Ingredientes (4 pessoas):
1 1/2 litros de feijão preto cozido (sem carne, sem temperos, pode ser cozido na véspera)
1 colher de sopa de óleo de oliva
3 xícaras de cebola picada
5 dentes de alho esmagados
1 cenoura grande, em rodelas ou cubos
1 pimentão vermelho, em cubos
2 tomates médios, em cubos
1 1/2 xícara de suco de laranja (pode ser suco pronto, em caixinha)
2 colheres de sopa de cominho em pó (muito importante!)
sal e pimenta preta
molho de pimenta (opcional)
Preparo:
1) Aqueca o óleo em uma panela funda. Adicione a cebola, alho, sal e cenoura. Deixe dourar em fogo médio até que a cenoura esteja quase cozida. Junte o pimentão e doure mais um pouco, até que tudo esteja bem cozido (10 minutos). Acrescente o feijão cozido e misture bem.
2) Misture o suco de laranja, tomates, pimenta preta, cominho e corrija o sal. Se desejar, passe metade da sopa pelo liquidificador para desmanchar os legumes e grãos, misturando novamente na sopa. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que os sabores se misturem mas sem desmanchar o tomate.
3) Sirva junto com molho de pimenta, se desejar.
(Receita da chef Mollie Katzen, Moosewood Restaurant, Nova Iorque.)
Assuntos: feijão, receita, sopa, Vale do Matutu
Publicado por: Clarissa Barth at 19:52 0 commentários
segunda-feira, julho 30, 2007
Dança Cigana
A trilha sonora de minha cozinha, ultimamente, tem sido música cigana! Prá espanto da Maya, que ainda não se acostumou com a mudança de batida - ela gosta de batuque, de todos os tipos. Estamos tendo aula de dança cigana, aqui no condomínio, com uma professora muito especial. Até costurei uma saia, que faz a gente parecer uma alface colorida, de tanto tecido. Comprei penduricalhos, tentando parecer uma cigana do jeito que eu imagino que elas sejam. Já me disseram que cigana loira é esquisito, será? Preciso saber, urgente, mais sobre os ciganos. Mas acho que já temos em comum o uso das facas... que também é coisa de gaúcho!
P.S. Quando eu disse a uma colega que faria minha própria saia, ela perguntou "você costura??", como se perguntasse "você é alien??". Desde quando costurar e cozinhar virou coisa de alien? O feminismo empobreceu as mulheres... conversando com a Cássia, nos demos conta de que as mulheres, hoje, tem orgulho de dizer que não sabem fazer as coisas. Tá na hora de se procurar o equilíbrio - é urgente.
Assuntos: cigana, dança, papos
Publicado por: Clarissa Barth at 17:40 2 commentários
sábado, julho 21, 2007
The Ferengi Rules of Acquisition
Só quem é fã de Star Trek entende...
Rule #4 - A woman wearing clothes is like a man in the kitchen
Aqui também se fala abrobrinha! Para saber tudo sobre as regras de aquisição e, ainda, consultá-las:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rules_of_Acquisition
Assuntos: abobrinhas, Ferengi, Rules of Acquisition, Star Trek
Publicado por: Clarissa Barth at 18:14 1 commentários
sexta-feira, julho 20, 2007
Consagrando a nossa cozinha
"
Consagração do Aposento
Dentro do circulo infnito da Divina presença, que me envolve inteiramente, afirmo:
Há uma só presença aqui, è a da Harmonia que faz vibrar todos os corações de felicidade e alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia.
Há uma só presença aqui è a do Amor. Deus é Amor que envolve todos os seres num só sentimento de unidade. Este recinto está cheio da presença do Amor. No Amor eu vivo, me movo e existo. Quem quer que aqui entre, sentirá a pura e santa presença do Amor.
Há uma só presença aqui, é a da Justiça. A Justiça reina neste recinto. Todos os atos aqui praticados são regido e inspirados pela Justiça. Quem quer que aqui entre, sentirá a presença da Justiça.
Há uma só presença aqui, é a presença de deus, o Bem. Nenhum mal poder entrar aqui. Não há mal em Deus. Deus, o Bem reside aqui. Quem quer que aqui entre, sentirá a presença Divina do Bem.
Há uma só presença aqui, é a presença de deus, o Vida. Deus é a vida essencial de todos os seres. é a saùde do corpo e da mente. Quem quer que aqui entre, sentirá a Divina presença da Vida e da Saùde.
Há uma só presença aqui, é a presença de Deus a Prosperidade. Deus é prosperidade pois ele faz tudo crescer e prosperar. Deus se expressa na Prosperidade de tudo o che aqui é emprendido em seu Nome. Quem quer que aqui entre, sentirá a Divina presença da Prosperidade e da Abundãncia.
Pelo símbolo esotérico das Asas Divinas, estou em vibração harmoniosa com as correntes universais da Sabedoria, do Poder e da Alegria. A presença da Alegria Divina é profundamente sentida por todos que aqui penetram.
Na mais perfeita comunhão entre o meu Eu inferior e o meu Eu Superior, que é Deus em mim, consagro este recinto a perfeita expressão de todas as qualidades Divinas que há em mim e em todos os seres.
As vibrações do meu Pensamento são forças de Deus em mim, que aqui ficam armazenados e daqui se irradiam para todos os seres, constituindo este lugar um centro de emissão e recepção de tudo quanto é Bom, Alegre e Próspero.
Oração
Agradeço-Te ó Deus, porque este recinto está cheio da Tua Presença.
Agradeço-Te, por que vivo e me movo por Ti.
Agradeço-Te, por que vivo em Tua Vida, Verdade, Saúde, Prosperidade, Paz, Sabedoria, Alegria e Amor.
Agradeço-Te, porque todos que entrarem aqui sentirão a Tua Presença.
Agradeço-Te, porque estou em Harmonia, Amor, Verdade e Justiça com todos os seres."
Assuntos: consagração do aposento, oração
Publicado por: Clarissa Barth at 12:58 0 commentários
quarta-feira, julho 18, 2007
Tragédia em Congonhas
Nem precisamos de ataques terroristas. Aqui já existe terror.
Até quando vamos agir como ovelhinhas?
Hoje é um dia de vergonha, prá todos nós. E o Pan aqui, prá distrair a atenção do que realmente importa.
Assuntos: papos
Publicado por: Clarissa Barth at 12:56 0 commentários
domingo, julho 15, 2007
Receita de Chá de Gengibre e Mel
Esta receita é maravilhosa para quem quer cantar! Entrei no coral do condomínio e, como tivemos alguns ensaios cedinho pela manhã - hora em que a voz ainda está fraquinha - este chá me ajudou muito. Além de ser delicioso, ainda dá um alívio para quem está gripado!
Chá de Gengibre e Mel
1 colher, de sopa, de gengibre ralado
1 colher, de sopa, de mel
1/2 limão, espremido
250 ml de água fervente
Despejar a água sobre o gengibre ralado. Misturar o suco de limão e o mel, mexendo muito bem. Passar pelo coador e tomar, ainda bem quente.
sexta-feira, julho 13, 2007
Sexta 13
A sexta-feira 13 iniciou e já li o Quiroga: ele fala de como podemos mudar a tradição, parar de repetir a superstição deste dia. Uma ótima idéia! Podiamos inventar uma nova tradição para as sextas 13, por exemplo, "dia de se comer muito chocolate" ou algo assim, delicioso. Vou tentar aplicar esta idéia aqui em casa.
Aproveito prá linkar aqui um dos vídeos preferidos da Maya, que costuma assistí-lo no youtube, na nossa cozinha, várias e várias vezes por dia. (Provavelmente já mostra uma "leve" influência da mãe.)
Tori Amos - Almost Rosey
sexta-feira, junho 29, 2007
e Maya viu a chuva...
Querida Gil,
Aqui em São Roque também choveu, ontem à tarde. Eu estava no computador e Maya, na janela, dando gritinhos e me chamando prá ver a coisa mais linda do mundo: a chuva. Ficamos, as duas, rindo da chuva. Ela, pela primeira vez e eu, como se fosse a primeira vez. Tua mensagem me fez pensar nisto hoje: ver a graça das coisas simples.
É muito bom te receber na cozinha!
Beijos prá vocês aí no Vale.
Assuntos: papos
Publicado por: Clarissa Barth at 10:48 0 commentários
quinta-feira, junho 28, 2007
"Olha a chuva... É mentira!"
Junho já está no fim e, na correria, não consegui cumprir o ritual seguido desde que me mudei para o Vale do Paraíba, há uns 20 e tantos anos: comer bolinho caipira na quermesse.
O ritmo maluco os nossos dias, somado a uma fase de desorganização, tem feito de mim uma mãe neurótica, mulher estressada e amiga relapsa. Por isso, decidi fazer uma pausinha e cumprir o que prometi há muito: dar uma passadinha pela cozinha da minha amiga e ver se tem água fervendo para um cafezinho, um dedinho de prosa e um bolinho caipira.
O bolinho caipira (com suas pequenas variações), é a alma das quermesses do Vale do Paraíba e eu sou louca por todas elas.
Vou postar aqui a receita mais comum, o "bolinho caipira do Vale" e uma variação um pouco mais difícil de se achar, mas que também é uma delícia: o "bolinho caipira de Caçapava".
E, enquanto fritam, aproveito esse tempinho com minha grande amiga, Clarissa, e sua linda aprendiz de feiticeira, a Maya.
Beijinhos.
Assuntos: bolinho caipira, papos, Vale do Paraíba
Publicado por: Gil at 11:15 1 commentários
Bolinho Caipira do Vale do Paraíba
INGREDIENTES:
Massa:
• 1/2 kg de farinha de milho amarela
• 1 l e 1/2 de água
• 2 cubinhos de caldo de carne
• 4 colheres de sopa de óleo
• 2 colheres de sopa de farinha de mandioca
Recheio:
• 1/2 kg de carne moída
• Cebola picada, alho amassado
• Salsinha e cebolinha picadas
• Sal e pimenta do reino, a gosto
MODO DE PREPARO:
Massa:
Em uma vasilha junte as farinhas, vá misturando-as e desmanchando todos os grumos.
Adicione o óleo e reserve.
Ferva a água com o cubinho de caldo de carne.
Derrame sobre a farinha aos poucos e misture bem, mexendo sempre até que a massa fique homogênea.
Separe uma pequena porção da massa, e achate-a na palma da mão.
Coloque dentro um pouco do recheio (carne temperada crua) e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho.
Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente.
Escorra-os em papel absorvente.
Sirva-os quentes.
Recheio:
Misture todos os ingredientes e utilize a carne bem temperadinha "crua", pois se refogar antes fica seco.
Assuntos: bolinho caipira, receita
Publicado por: Gil at 11:11 1 commentários
Bolinho Caipira de Caçapava
INGREDIENTES:
- dois quilos de farinha de mandioca
- um quilo e meio de carne moída
- cheiro verde
- tempero a gosto (o tradicional leva alho, sal e cebola).
MODO DE PREPARO:
Para fazer a massa do bolinho, basta juntar tudo. É preciso misturar bem, com a mão mesmo. Colocando água até não sobrar farinha seca no fundo da bacia. A massa deve ser bem amassada até dar liga, para que possa ser enrolada. O bolinho é enrolado sempre pequeno, para fritar bem por dentro. O óleo deve estar quente, não fervendo. Também não pode encher muito a panela. Basta esperar que eles fiquem bem dourados.
Assuntos: bolinho caipira, receita
Publicado por: Gil at 10:34 5 commentários