segunda-feira, agosto 27, 2007

Eclipse Total da Lua e Eclipse Parcial do Sol - 2007

Eclipse Total da Lua - 28 de Agosto de 2007

No dia 28 de agosto próximo (amanhã!) haverá um eclipse total da Lua, que será visível no Brasil. O eclipse inicia quando a Lua cheia começa a entrar na penumbra da Terra, às 4:52h da manhã do dia 28 e se intensifica às 5:52h, quando a Lua entra na sombra da Terra, ficando com sua luminosidade bastante diminuída. Na região de São Paulo, neste horário, a Lua estará no horizonte, se pondo às 6:23h. Portanto, não poderemos ver o ponto máximo do eclipse, que será às 7:23h, porque a Lua já estará abaixo do horizonte. Mesmo assim, vale a pena dar uma espiada no início do eclipse. O eclipse da Lua pode ser observado a olho nú, com binóculos ou lunetas.

Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0030.htm

Eclipse Parcial do Sol - 11 de setembro de 2007

A eclipse do Sol é parcial quando o Sol fica encoberto pelo cone de penumbra da Lua (e não pela sombra da Lua). Poderemos ver o Sol com um pequeno corte lateral, que irá aumentar variar de tamanho durante a duração do eclipse, que neste dia será de 1h58m. A Lua não será visível porque quando acontece um eclipse do Sol a Lua está sempre na fase Nova (a Lua está passando na frente do Sol, então está iluminada "por trás" em relação à nós). O horário de início do eclipse, em São Paulo, é 7:39h da manhã, chegando no ponto máximo às 8:35h e terminando às 9:37h. A observação do Sol deve ser feita com muito cuidado. NUNCA se deve utilizar binóculos ou qualquer tipo de lente. A luz do Sol, ampliada, pode causar danos irreversíveis ao olho, instantaneamente.

Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0031.htm

Sugestão para Observação do Eclipse do Sol:

A maneira mais segura de se observar é através da projeção da luz do sol em um anteparo. Pegue uma folha de papel e faça um furo pequeno, de 2 mm de diâmetro mais ou menos. O furo funcionará como lente para projetar a luz do sol contra o chão ou uma parede branca. Coloque a folha de papel contra o sol, e projete a luz que passa pelo furo contra uma parede ou outra folha de papel em branco. Afaste e aproxime a folha de papel de sua projeção, até obter uma imagem focalizada do Sol. Para um furo deste tamanho, a distância será de mais ou menos 40 cm. Quando o eclipse iniciar, a imagem do Sol começa a ficar parecida com uma pequena Lua minguante.

0 commentários: