quarta-feira, outubro 03, 2007

Culinária Ayurvédica


Lakshmi, Parvati e Saraswati

Meu marido trouxe para mim, de viagem, um novo livro de culinária: "Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living". Trata de culinária Ayurvédica, que eu não conhecia, e me deixou maravilhada.

Segundo a Wikipédia, "Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos atrás, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional. (...) A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la."

Não é fantástico?

Ler a introdução do livro já foi suficiente para que eu percebece a sintonia com o que eu gostaria de ter na minha cozinha. Por isto, traduzo e reproduzo aqui:

"Todas as sabedorias tradicionais do mundo trazem uma mesma verdade simples: comida é vida. O ritual de comer trancende todas as fronteiras do tempo, cultura e religião. A comida é sagrada e o ato de comer é a comunhão direta com a energia divina da Mãe Natureza. De acordo com os antigos sábios Ayurvédicos, a comida nutre nossa mente, corpo, sentidos e espíritos em todos os níveis do ser. Proporciona uma fundação para a exploração e evolução pessoal. Ao longo da nossa vida, desde o primeiro gole do leite materno até o compartilhar de refeições com os entes queridos, o ritual de comer tem raízes profundas na experiência humana." (Thomas Yarema, Daniel Rhoda, Chef Johnny Brannigan, em Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living).

Logo pretendo testar e colocar algumas receitas aqui...

Para saber um pouquinho mais sobre a Ayurvédica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda

2 commentários:

Anônimo disse...

isso era muiti bom!

umas receitas ayurvedicas

nao estava mal

fico a espera

Anônimo disse...

também fiquei na expectativa de receitas...