segunda-feira, dezembro 03, 2007

Receita de Torta de Limão para quem não sabe cozinhar

Esta receita vai prá minha amiga de cabelos de fogo, Chris! Estou para colocar aqui faz tempo, hoje ela me disse que não cozinha nada... imagina, como diz o Chef Gusteau do imperdível Ratatouille, "anyone can cook!". E mulheres doidas dão as melhores cozinheiras (esta sou eu quem diz!). Portanto, minha querida Chris, quando quiseres enganar na cozinha, faz esta tortinha...

Torta de Limão

Ingredientes:


180 g de biscoitos de coco
1/4 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de manteiga ou margarina derretida
1 lata de leite condensado (ou 1 e 1/2 lata para um recheio mais alto, é assim que faço)
suco de limão (1 limão grande para cada lata de leite condensado)
3 claras, batidas em neve

Preparo da base:

Triture os biscoitos no liquidificador até obter migalhas. Misture-as com o açúcar e com a manteiga derretida, até obter uma farofa. Pressione esta farofa no fundo e laterais de uma fôrma de 22 cm de diâmetro (de preferência fôrma de fundo removível). Asse por 8 minutos (exatos!) em forno pré-aquecido em 190 graus (médio). Deixe esfriar completamente antes de rechear.

Preparo do recheio:


Na batedeira, misture o leite condensado com o suco de limão, até que fique esbranquiçado e com consistência de pudim mole. Está pronto!

Montagem:

Espalhe o recheio sobre a base. Coloque as claras em neve por cima. Pode ser decorado com raspas de limão. Deixe gelar muito bem antes de servir.

Dica da minha mãe, que é doceira: para que a clara em neve não desmonte sobre a torta, na geladeira, use 1 colher, de sopa, de açúcar de confeiteiro para cada clara de ovo, na hora de bater. Lembre-se: o açúcar se acrescenta aos pouquinhos, após as claras terem formado picos de suspiro. O açúcar de confeiteiro precisa ser puro, segundo ela, a única marca que tem mantido este açúcar puro é a União (confira no rótulo antes de utilizar, se for colocar de outra marca).

2 commentários:

Anônimo disse...

Hmmmmmmmmm me deu água na boca. Vou fazer. :)Parabéns pelo blog, muito bom.
beijão,
Claudia
www.letti.com.br/afrodite

Betty Branco Martins disse...

Olá Clarissa







__________vim conhecer







este teu_____"espaço"




que convida a ficar-estar e







_______________voltar:))





se não te importares voltarei:))





beijO