sexta-feira, agosto 24, 2007

Receita de Sopa de Feijão

Hoje, passeando de bike pelo condomínio, percebi que as ruas todas cheiravam a jasmim - jasmim-do-cabo, jasmim amarelo, jasmim-estrela (juro que até senti cheiro de chá de jasmim vindo de uma casa..). A primavera chegou, aqui em São Roque, um pouco antes do tempo. Lembrei que meu aniversário passou, fiz 40 anos em um vale mágico - o do Matutu - com histórias de lobisomens e canto gregoriano, lugar de se tomar sopa à luz de velas, e dei-me conta de que o inverno se acaba e ainda não publiquei, aqui, a receita da minha sopa preferida - a de feijão. (Preciso enviá-la ao Cândido, pelo correio, pois lá a internet ainda não chegou...)



Receita de sopa de feijão preto

O segredo desta sopa está no suco de laranja e no cominho em pó!

Ingredientes (4 pessoas):

1 1/2 litros de feijão preto cozido (sem carne, sem temperos, pode ser cozido na véspera)
1 colher de sopa de óleo de oliva
3 xícaras de cebola picada
5 dentes de alho esmagados
1 cenoura grande, em rodelas ou cubos
1 pimentão vermelho, em cubos
2 tomates médios, em cubos
1 1/2 xícara de suco de laranja (pode ser suco pronto, em caixinha)
2 colheres de sopa de cominho em pó (muito importante!)
sal e pimenta preta
molho de pimenta (opcional)

Preparo:

1) Aqueca o óleo em uma panela funda. Adicione a cebola, alho, sal e cenoura. Deixe dourar em fogo médio até que a cenoura esteja quase cozida. Junte o pimentão e doure mais um pouco, até que tudo esteja bem cozido (10 minutos). Acrescente o feijão cozido e misture bem.

2) Misture o suco de laranja, tomates, pimenta preta, cominho e corrija o sal. Se desejar, passe metade da sopa pelo liquidificador para desmanchar os legumes e grãos, misturando novamente na sopa. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que os sabores se misturem mas sem desmanchar o tomate.

3) Sirva junto com molho de pimenta, se desejar.

(Receita da chef Mollie Katzen, Moosewood Restaurant, Nova Iorque.)

0 commentários: