segunda-feira, setembro 01, 2008

Receita: Cheesecake de cereja

Estou de volta: tirei férias do blog sem perceber! Nos últimos tempos, estive bastante ocupada em um site americano de relacionamento entre mães, do qual participo, e que vai fechar definitivamente agora em Setembro - foi vendido para uma grande multinacional. Eu e minhas amigas americanas virtuais ficamos em pânico por alguns dias até que, finalmente, começamos a transferir nossas "trouxinhas virtuais" para um outro site de relacionamento e, só agora, estamos mais calmas, nos sentindo em casa novamente. Hora de dar uma arrumadinha na minha cozinha, que ficou abandonada!

A semana começou bem, abri meu e-mail e vi que recebi de um amigo, Guilherme, uma poesia e uma música, que me inspiraram para publicar esta receita. É receita do livro da Nigella Lawson - Nigella Express (que ganhei na semana passada, do Gom, como presente de aniversário). A Nigella diz que é uma receita "arrebatadora" e eu, particularmente, acho passional e sensual - tudo a ver com a poesia e música que recebi hoje pela manhã ("E logo ela é só flama, inteiramente." LINDO!). E pecaminosa também, já que tem uma boa quantidade de calorias. ;)

E para meu querido amigo Oliver Pickwick, que andou reclamando de só comer lazanha fria (tens razão, estou até com vergonha...) digo que esta receita é digna de um espartano: tão fácil e rápida de fazer que nem vai no forno, usa geléia pronta, e é um espetáculo para os olhos. Portanto, espero que experimentes também! Deve combinar muito bem com aquele ritual de café que me ensinaste.

Gom: tiro o chapéu para a Nigella, o livro é demais! E vamos à receita!



Cheesecake de Cereja

Para a cobertura deste cheesecake, use geléia de cereja pronta. Existe uma marca francesa de geléias sem adição de açúcar, que se compra aqui no Brasil no supermercado, que é perfeita para esta cobertura: as cerejas são inteiras e muito saborosas. Não use cerejas em conserva ao maraschino como substituto, pois é muito diferente.

Ingredientes:

(6 a 8 porções)

125 g de biscoito maisena
75 g de manteiga amolecida
300 g de cream cheese
60 g de açúcar de confeiteiro
1 colher, de chá, de essência de baunilha
1/2 colher, de chá, de suco de limão
250 ml de creme de leite fresco
1 vidro (284 g) de geléia de cereja

Preparo:

Bata os biscoitos no processador de alimentos até que esfarelem (ou no liquidificador). Junte a manteiga e bata de novo até que virem uma massa compacta (se usar o liquidificador, misture a manteiga com os biscoitos esfarelados com a mão, em uma tigela).

Pressione esta mistura no fundo de uma fôrma redonda com fundo removível de 20 cm de diâmetro. Pressione bem os lados para que eles fiquem um pouco mais altos do que o fundo.

Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa.

Bata o creme de leite e junte-o à mistura de cream cheese. Espalhe sobre a base de biscoitos e alise com uma espátula. Deixe na geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro.

Na hora de servir, desenforme a cheesecake e espalhe por cima a geléia de cereja.

5 commentários:

Oliver Pickwick disse...

Ateniense no visual, espartano na essência. Aprecio a sua sutileza, além de outras coisas.
Vida longa ao seu amigo Gom, por presenteá-lo com tão magnífico livro.
Site de relacionamento entre mães; dança espanhola; e astrofísica. Se fosse possível medir uma mulher quanto à sua diversidade, a sua unidade seria o ano-luz. ;)
Um beijo!

vIcToR hUgO disse...

Eu simplesmente amei essa receita... vou fazê-la já!

Lívia disse...

A massa de biscoito leva ao forno ou não?

Suzana disse...

essa receita é da Nigella.
acredito que o correto seria o blog dar o devido crédito.

Clarissa Barth disse...

Suzana, leia o texto completo e verá que eu falo que a receita é da Nigella e até o livro e de quem ganhei...