segunda-feira, julho 07, 2008

Receita de Lasanha Zás-trás (ou lasanha da Clarissa)

Não tenha preguiça de fazer lasanha... é fácil, é rápido! E uma delícia! Aí vai a minha receita de lasanha de última hora, pode-se deixar montadinha com algumas horas de antecedência (desde que os ingredientes estejam todos frios, para que o queijo não estrague) e colocar no forno 40 minutos antes de comê-la. Acompanhe com uma salada e pronto!

Lasanha Zás-trás

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1/2 litro de leite integral
2 colheres, de sopa, de farinha de trigo
2 colheres, de sopa, de manteiga
1 xícara de frango cozido e desfiado
1/2 xícara de tomates em lata, picadinhos e com o caldo
250 g de queijo mussarela, ralado
massa para lasanha "grão duro" Barilla (não adianta, esta é a melhor mesmo e a que funciona) o quanto baste (mais ou menos 200 g ou 1/3 do pacote)
noz-moscada, orégano, sal e azeite

Preparo:

Molho branco: no microondas, derreta a manteiga. Misture a farinha e leve, novamente, ao microondas até borbulhar levemente (alguns segundos). Misture o leite e sal a gosto, mexendo bem. Leve ao microondas por mais ou menos 5 minutos, até engrossar, mexendo a cada 1 ou 2 minutos para homogeneizar a mistura. Use um batedor de arame para não formar grumos. Retire do microondas e tempere com noz-moscada.

Montagem: coloque um pouco do molho branco no fundo da assadeira. Espalhe folhas de massa (sem pré-cozimento se utilizar a Barilla, se não usar eu não me responsabilizo). Cubra com frango desfiado, orégano e algumas colheres do tomate em lata. Coloque mais massa, faça a próxima camada de molho branco e queijo mussarela. (Se o molho branco estiver muito grosso - provavelmente estará - misture um pouco de leite frio porque o molho precisa estar um pouco líquido para cozinhar a massa.) Vá acrescentando mais camadas, até utilizar todos os ingredientes, sendo duas camadas de frango com tomate e orégano e as outras de molho branco com queijo. Termine a lazanha com molho branco e queijo por cima. Coloque um fio de azeite e um pouco de orégano nesta cobertura. Leve ao forno, com a fôrma descoberta MESMO, a 200º (forno médio) por 40 minutos, mais ou menos, ou até o queijo estar dourado e o molho borbulhando. Sirva em seguida.

Variação: substitua o frango desfiado por carne moída e cozida ou por presunto, blanquete, perú defumado.

4 commentários:

Renata Maria Parreira Cordeiro disse...

Ai! DEve ser uma delícia. Querida, não sabe o que estou passando, só uma amostra: 37 quilos. Mas, deixemos disso.
O post que fiz é especialmente dedicado às mulheres. É sobre o novo sex symbol de Hollywood e, portanto, do mundo.
Apareça por aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,

Boca no Trombone disse...

Antes do almoço visitar aqui com certeza aguça o apetite principalmente quem adora massas.
Fico com os assados.

Bom final de semana,

Prabéns

Oliver Pickwick disse...

Uau... pela data da postagem a lasanha já esfriou. Mas, é uma lasanha da Clarissa, tem segredos pagãos, passados de boca em boca, na mais antiga tradição, para que não se perca a essência.
Do Big Bang ao orégano. Continuo fá da sua diversidade. ;)
Um beijo!

Oliver Pickwick disse...

Ei, Clarissa! Não agüento mais comer lasanha todos os dias. ;)
Um beijo!