domingo, junho 15, 2008

Um doce domingo!

Esta sou eu, muito concentrada, comendo um pão de mel que ganhei de minha amiga Leila!


Leila e eu fazemos dança cigana juntas aos domingos. Hoje, depois da aula, ela distribuiu estes FANTÁSTICOS pães de mel feitos por ela. Sou doida por pão de mel, guardei o meu para a sobremesa. Meu marido fotografou o meu momento de intimidade com o doce, e isto me fez pensar mais uma vez em como a comida fica impregnada da energia e da intenção da cozinheira. Já falei disto em outro post, citando Santa Teresa de Ávila e seu conceito de "cozinha sagrada". E quem não lembra da "Festa de Babette" ou de "Como Água Para Chocolate"? Os ciganos também, em sua cultura, consideram que o humor da cozinheira afeta a comida e "mulheres de mau humor" não devem cozinhar. Assim, o doce que a Leila fez e distribuiu hoje para as amigas foi inesquecível, pois era realmente delicioso e parecia estar carregado de alegria e amor. É uma coisa prá se pensar, toda vez que entramos na cozinha: qual é a nossa intenção?

11 commentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Querida Clarissa; Ontem à noite deixei um recado para vc aqui, mas como tiraram o poste, você nem o viu. Vá ao meu blog e veja a primeira postagem. É um presente para vc, espero que não muito ruim.
Um beijo,
Renata

Gom disse...

Precisamos dessa receita!!

RENATA CORDEIRO disse...

Vc não viu no começo do post que eu o dedico a vc, inclusive ponho o seu nome, vá lá ver.
Bj,
Renata

Rosamaria disse...

Clarissa
Tu tens toda razão, o humor da cozinheira afeta a comida. Eu só fiquei sabendo porque não gostava da comida da cozinheira da minha mãe quando constatei essa verdade.
Houve um tempo, quando meus filhos eram adolescentes, em que passava o dia inteiro na cozinha, foi quando aprendi a gostar de cozinhar e fazia com amor.

Conheces a Verinha? Ela é ótima! Tem o link do blog dela na minha página. Vai lá! Garanto que vais gostar. Às vezes também coloco a Martha Medeiros, sou fã dela.

Volta sempre e fica à vontade.
Bjim.

Oliver Pickwick disse...

Gosto muito de pão de mel. Até mesmo daqueles industrializados.
No entanto, acredito que este pão de mel da sua amiga Leila tem o sabor, o encanto e a sedução da dança cigana.
A sua descontração de colegial na hora do recreio, ao degustá-lo, corrobora esta suposição.
O Gom, aí em baixo, tem razão, é preciso divulgar esta receita.
Saudações do condado!
Um beijo!

RENATA CORDEIRO disse...

Oi, Clarissa:
Só agora o meu blog voltou ao normal, de vez em quando ele tem uns siricuticos. Dê sinal de vida, mulher. Fiquei ocupada até agora com a appelada para dar incício ao processo que vou mover contra o meu Editor. Vc acredita que ele me deve mais de 100 mil reais? E um dia ligou aqui, rindo, dizendo que não vai me pagar! Acho que endoidou. Só que nós vamos pedir mais, porque será também uma ação de danos morais, eu fiquei doente e outras coisas mais. Vc gostaria de ganhar uma Antologia de Poemas Franceses feita por mim? Se quiser, mande o seu endereço, com tudo direitinho.
Beijos,
Renata

f@ disse...

Bem giro este post... obrigado pela visita às nuvens.. tb concondo que a comida feita com carinho tem mesmo um gosto especial pelo simples motivo de que com carinho tudo sai bom... tb vi o Filme COMO ÁGUA PARO O CHOCOLATE E LI O LIVRO...
LINDO DEMAIS ADOREI
BEIJINHOS DAS NUVENS
VOU LINKAR TEU ENDEREÇO SE ME DÁ LICENÇA...

RENATA CORDEIRO disse...

Oi amiga, cá estou no meu quarto de doente, não sei até quando, esperando alguém chegar para me fazer companhia. Mas mesmo assim fiz um post chamado "curtas sobre filmes imperdíveis" que está logo abaixo da Trilogia. Apareça por lá.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo, Renata

RENATA CORDEIRO disse...

Hj não estou podendo fazer muitos comentários porque descobriram o meu mal,algo inesperado, meio sério e vou ser operada. Mas deixei um presente para vcs, uma resenha.
Apareçam por lá:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um abraço,
Renata
PS: Estou mandando a mesma mensagem a todos por motivos óbvios.
Sei que vc lerá atenta e entenderá, pois as mulheres que o leram, como vc pode ler nos comentários, acho que não leram o post. Volto logo, amiga, e forte.

Sr do Vale disse...

"Não provei, mas já estou com aguá na boca."

Sr do Vale disse...

Errata: comi, água