domingo, junho 08, 2008

Receita de Panquecas de Frango com Laranja

Esta receita vi em um programa de culinária há muitos anos atrás (uns 15!), apresentada pelo Sílvio Lancellotti. É uma de minhas receitas preferidas, não consegui descobrir se ele publicou em algum lugar e não a encontrei na internet, por isto resolvi colocar aqui. Como já fiz inúmeras vezes nestes anos, posso tê-la alterado um pouco... vale a pena experimentar, pois é especial. Muito fácil e pode ser preparada com antecedência, deixando prá se colocar o molho na hora de levar ao forno, para não empapar as panquecas.

Panquecas de Frango com Laranja

Ingredientes (para 4 pessoas):

Para o recheio:
1 xícara de peito de frango cozido e desfiado
1 lata de ervilhas, escorrida
1 xícara de presunto cortado em cubos
1 xícara de suco de laranja natural não-adoçado
1 lata de creme de leite
1 colher, de sopa, de alecrim picadinho
queijo parmesão a gosto

Para as panquecas:
1 ovo
1 copo de leite
cerca de 10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de óleo

Preparo:

Panquecas:
Misture o ovo e leite no liquidificador. Vá acrescentando a farinha, aos poucos, até atingir a consistência de leite condensado (este é o melhor ponto para massa de panqueca!). Unte com o óleo uma frigideira média, anti-aderente. Deixe aquecer bem no fogo. Despeje uma concha rasa da mistura de panqueca. Quando a superfície começar a secar, vire a panqueca com o auxílio de uma espátula. Cozinhe por 1 ou 2 minutos, até dourar. Faça outras panquecas, todas iguais e de tamanho pequeno, até terminar a massa, calculando mais ou menos 2 por pessoa. Reserve.

Recheio:
Em uma tigela, misture o frango desfiado, as ervilhas e o presunto. Misture creme de leite apenas o suficiente para ligar a mistura. Tempere com sal. Recheie as panquecas, igualmente, colocando-as em uma forma refratária previamente untada com um fio de óleo de oliva. Reserve. Em uma jarrinha, misture muito bem o suco de laranja com o restante do creme de leite, alecrim e tempere com sal a gosto. Regue as panquecas com esta mistura, polvilhe queijo parmesão por cima, um fio de azeite de oliva e leve ao forno para gratinar. Sirva com arroz branco.

3 commentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Ai, que fome! Clarissa, menina, suspeito que Sir Oliver Pickwick esteja na casa dos 40 e que aquela foto com aquela carinha de bebê é só para conquistar coraçõezinhos. Ele já leu pra caramba. Tudo que falo que li, ele já leu. Tenho 45 anos e não escondo isso de ninguém. É músico. Vc já ouviu as composições jazzísticas dele? Se não, está explicado como fazer na página dele mesmo. Já fez Faculdade, acho que de Direito. E o Beto Melodia, vc conhece? Ele ostentava uma cara condizente, acho, com os seus 62 anos. Foi só um dia eu pôr num post uma foto minha bem produzida, como estou agora, de cabelo escuro porque tenho muitos brancos, e como o tempo foi muito gentil comigo, não tenho nem rugas, nem marcas de expresão, fico parecendo mais nova. No dia seguinte, ele apareceu no meu blog com uma foto de uns 40 anos e eu perguntei o que era aquilo. E sabe o que ele respondeu? Que tinha sido tirada no ano passado quando ele fez 61 anos. Ah! Quase morri de rir! E completou´"só vim aqui para ver o seu rostinho, linda Renata!" Ah, não paro de rir! Então, peguei uma foto minha e do meu namorado num jogo do Corinthians, em que estou dando a bunda para quem olha, pois não posso incentivar o gorducho de 62 anos a continuar nessa ilusão de Internet! Coitado!
Vc me achou muito fofoqueira? É que estou meio adoentada e fiquei sem fazer nada o dia todo. Então, me deu vontade de fofocar com vc, de vir ao seu lindo blog e de mandar vc ir ao meu pôr comentário na minha resenha do Fanny e Alexandre, pois a USP vai publicar, então preciso dos comments.
Nem sei o que vc vai achar de mim depois de tanta fofoca. Geralmente, fico quieta, mas essas foram demais.
Beijo, amiga,

Já vou passar a receita para a mamãe! Domingo, todos se deliciarão!

RENATA CORDEIRO disse...

Oi, amiga Clarissa, das recietas de dar água na boca! Preciso de vc, mesmo que vc não tenha visto o filme. Postei 2 coisas num post só. Vá lá, preciso dos seus comentários.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO
RS: GOSTO DO SEU BLOG. QUANDO ESTIVER CANSADA, VIREI AQUI PARA RELAXAR!
Comecei a postar a Dama e o Unicórnio, no mesmo post!

Oliver Pickwick disse...

Este seu blog é um perigo. Ainda acaba derrubando Esparta. ;) O curioso é que começo a acreditar que as últimas receitas que publica são espartanas. Como vê, estou criando justificativas para burlar o estilo espartano. Vade retro, Atenas!
Acrescento um pequeno detalhe na sua receita: panqueca que é panqueca, tem de ser atirada para cima (num "salto mortal") e segura pelo aparador. ;)
Um beijo!