segunda-feira, maio 05, 2008

Receita de Risoto de Frango e Tomates Secos

Continuando a lista de risotos que pretendo publicar aqui, vou repetir abaixo várias dicas e comentários que publiquei antes pois continuam valendo. Risoto é sempre igual, depois que se aprende a técnica, variar o sabor fica fácil. E como toda técnica, basta treino.



Risoto de Frango e Tomates Secos


Dicas (de novo, as mesmas):

Risoto é um prato cheio de personalidade. Requer ingredientes corretos para atingir o ponto ideal. Os italianos prezam muito pela qualidade dos ingredientes, por isto sua culinária é tão rica. Além disto, o risoto precisa de toda sua atenção enquanto está cozinhando, perdendo a cremosidade se ficar parado muito tempo absorvendo os liquidos do cozimento. Portanto, traga seus convidados para a cozinha e não saia de perto da panela!

Ingredientes (4 pessoas):

1 colher, de sopa, de óleo de oliva
1 xícara de cebola picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho esmagados
2 xícaras de arroz italiano arbório, sem lavar (nem tente substituir por arroz comum, não fica a
mesma coisa)
1 xícara de vinho branco
cerca de 6 xícaras de caldo de galinha quente
sal e pimenta preta moída na hora
1 xícara de queijo parmesão, o melhor possível, ralado na hora.
1 colher, de sopa, de manteiga
1 peito de frango cru, cortado em cubinhos
1/2 xícara de tomates secos, picados

Preparo:

Em uma frigideira, derreta a manteiga. Doure os cubos de frango, até cozinhar bem.

Aqueça o caldo de galinha e mantenha-o quente, em fogo baixo. Se você não tem caldo de galinha natural, pode desmanchar dois cubos de caldo de galinha em água fervente.

Coloque o óleo em uma panela funda e doure a cebola. Misture o alho, cozinhando por alguns
segundos. Misture o arroz, deixe-o fritar, mexendo sempre. Quando o arroz estiver ficando dourado, acrescente o vinho. Quando o arroz estiver quase seco, comece a acrescentar o caldo de galinha quente até cobri-lo. Baixe o fogo, tempere com um pouco de sal e prepare-se para ficar perto da panela e mexer vagarosa e quase constantemente a partir de agora.

Continue acrescentando o caldo de galinha, a medida que o arroz vai absorvendo-o. Depois de
cerca de 8 minutos de cozimento, acrescente o frango, já cozido e o tomate seco. Deglace a frigideira com um pouco de caldo, acrescente ao risoto.

O risoto está pronto quando o arroz tiver dobrado de volume e estiver suspenso em um líquido
cremoso. Experimente o arroz: deve estar "al dente".

Desligue o fogo e imediatamente misture metade do queijo parmesão com uma colher de madeira. Sirva imediatamente, com mais queijo parmesão e pimenta preta.

Dicas finais: (mais dicas?!)

Se você nunca fez risoto, provavelmente terá de fazer 2 ou 3 vezes até aprender o ponto correto
de cozimento. É assim mesmo! O vinho é sempre o primeiro líquido a ser acrescentado, pois será absorvido pelo arroz, que precisa de acidez para balançar o conteúdo de amido. O caldo de galinha precisa estar sempre quente, NUNCA frio, 3 vezes a quantidade de arroz.
O arroz precisa ser frito para criar uma "cápsula de tempo" - o amido será, então, solto aos poucos no líquido. O caldo acrescentado aos poucos também ajuda nesta liberação gradual do amido: é onde está o segredo da cremosidade deste prato.

3 commentários:

Luara Calvi Anic disse...

Olá Clarissa,

Adorei a idéia de Fernanda escrever um blog! E achei o seu ótimo também. Não só as receitas, mas papo culinário inteligente.
Parabéns!
Um beijo,
Luara

Oliver Pickwick disse...

Gosto muito de risoto, especialmente de frango. Sem dúvida, é um prato genuinamente "espartano", apesar de italiano ;) Este, por exemplo, é bastante tentador.

Aprecio a sua maneira "ateniense" de vislumbrar "personalidades" em muitos pratos. Assim é a paixão, sempre entrevemos algo mais naquilo que amamos.
Com tantos detalhes e retoques, me admira que o seu marido ainda consiga manter-se leal à Esparta, isto é, resistindo heroicamente aos prazeres da mesa.

Com uma "cozinheira" cheia de nuances subliminares, além de apaixonada pelo lado charmoso da culinária, ao longo do tempo, não sei se teria tal força de vontade.

Como sempre, Clarissa, mais um post, literalmente, delicioso.
Um beijo!

P.S.: Uma curiosidade, como é uma guria gaúcha, o seu nome, Clarissa, acaso é por causa do primeiro romance de mesmo nome, de Érico Veríssimo, o seu ilustre conterrâneo?

Anônimo disse...

Parabens pela receita, segui esta na risca e acertei logo de primeira.
Meu filho é super chato pra comer e adorou!!!
Mais uma vez PARABÉNS!!!!