domingo, maio 25, 2008

Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos


Conta a lenda que, após a morte de Jesus, Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.

Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Sara está ligada a história das tradições cristãs da idade média e nunca foi canonizada pela igreja católica, tornando-se uma santa de culto local.

Alguns estudiosos consideram que a orígem do povo cigano é indiana e o culto à Santa Sara está relacionado ao culto da deusa indiana Kali. Mais uma vez, os mesmos arquétipos aparecem em culturas e tempos diferentes.

Ontem, dançamos em honra de Santa Sara e, hoje, acendemos aqui uma vela virtual para esta protetora dos ciganos! Salve Santa Sara!

1 commentários:

João Videira Santos disse...

Muito interessante esta abordagem à devota da raça Calé.