quarta-feira, maio 14, 2008

Receita: Salmão com Cobertura de Batatas Crocantes

Jacques Pepin é o máximo! Sua técnica é impressionante, suas receitas imperdíveis. Tem vários livros publicados, em inglês, e já apresentou algumas séries de programas culinários na TV americana. Esta receita é do livro fantástico chamado "Julia and Jacques Cooking at Home", onde cada receita é apresentada como se fosse um desafio entre Jacques e Julia Child (uma chef inglesa), cada um respondendo com a sua versão própria.

Adoro esta receita porque é MUITO SIMPLES, sempre impressiona os convidados (ah, isto é importante) e é deliciosa! A cobertura de batatas crocantes em volta do salmão protege o peixe e evita que ele seque ou queime, de maneira que o filé fica perfeito sempre! Não tenha medo: esta receita é realmente fácil e rápida. Não precisa de nenhum preparativo anterior: faça na hora.

Salmão com Cobertura de Batatas Crocantes



Ingredientes:

(para 4 pessoas)
2 batatas grandes
4 filés de salmão
sal e pimenta preta
aneto (endro, dill) para temperar
3 colheres, de sopa, de óleo para cozinhar

Para o acompanhamento de tomates (coulis):
3 tomates, cortados em cubinhos
3 dentes de alho, cortados em fatias finas
3 colheres de sopa de óleo de oliva
sal
manjericão seco

Preparo:

Começe pelo coulis: doure as fatias de alho em uma frigideira, com o óleo, sem queimar. Acrescente os tomates, sal o manjericão a gosto. Cozinhe por alguns minutos, até o tomate amaciar sem desmanchar. Cubra e reserve enquanto prepara os filés.

Descasque as batatas, corte-as em fatias finíssimas com um fatiador de alimentos ou descascador de batatas.

Coloque 5 ou 6 fatias de batata em um prato, com as bordas sobrepostas. Coloque um filé de salmão sobre elas (você precisa usar batatas o suficiente apenas para cobrir toda a base do salmão. Faça isto com todos os filés.

Aqueça uma frigideira grande não-aderente, e coloque o óleo. Cuidadosamente, deslise os filés de salmão para a frigideira, mantendo a camada de batatas por baixo, sem desmanchá-la. Espalhe o aneto sobre os filés e cubra, cada um, com mais 5 ou 6 fatias de batata.

Se você tiver uma espátula grande, você pode arranjar cada filé de salmão com sobre as batatas diretamente na espátula, cobrindo com a outra camada de batatas ainda na espátula, e escorregar com cuidado este "sanduíche" para dentro da frigideira.

Frite por 5 minutos e, cuidadosamente, vire os filés com a espátula, cuidando para não desmanchar a cobertura de batatas. Frite por mais 5 minutos, até as batatas ficarem douradas.

Espalhe o coulis de tomates no prato em que for servir (uma travessa ou nos pratos individuais). Com as costas de uma colher, abra um espaço no meio do coulis e nele coloque o salmão pronto. Sirva imediatamente!

3 commentários:

Oliver Pickwick disse...

Freqüentar o seu site, é uma prova de resistência aos meus hábitos espartanos e, em contraponto, ouvir um canto de sereia do tipo: "venha para o mundo da culinária de sonhos, venha para a boa mesa de Atenas" ;)

Por uma feliz coincidência, comprei hoje pela manhã, um pacote de filé de salmão. Portanto, não há como não seguir esta receita. Ainda bem que disseste que é MUITO SIMPLES, assim, não me sinto como se estivesse atraiçoando os meus princípios espartanos.

Gosto muito de peixe, faço uso deste até três vezes por semana. No McDonalds, o único sanduíche que me atrai é justo o McFish, aquele com filé de Merluza e molho tártaro.
Está linda e exótica na nova foto do avatar.
Um beijo!

P.S.: "Julia Child, uma chef inglesa"
Com mil raios! Com aquela comida horrível, existe chef na Inglaterra?

Oliver Pickwick disse...

O Malleus Maleficarum é inócuo contra bruxas modernas, charmosas e inteligentes.
Um simples ritual de Ísis, faria as suas páginas incendiarem-se ;)
Um beijo!

Oliver Pickwick disse...

P.S.: Ia esquecendo. O salmão é para amanhã, Segunda Feira (sem hífen, conforme o acordo ortográfico). Nas tardes de Sábado e no Domingo, a minha empregada está de folga.