Na lua cheia do mês do signo de Touro é realizada a celebração máxima do Budismo, o Festival de Vesak. Neste ano, a Lua de Vesak ocorre na noite de hoje.
"De acordo com a tradição budista, três importantes acontecimentos na vida de Sidarta Gautama – O Buda Shakyamuni – ocorreram na noite de lua cheia de Vesak: seu Nascimento, sua Iluminação e seu Parinirvana.
Um dos mais importantes festivais do Budismo – o Vesak – é celebrado na noite de lua cheia do mês de maio. Entre as mais variadas escolas budistas, a celebração consiste da apresentação dos ensinamentos do Buda; da contemplação de sua vida; de circunvoluções ao redor de lugares sagrados, imagens, monastérios; recitação de sutras e do banho na imagem do Menino Buda etc. O banhar a imagem do Menino Buda simboliza que também podemos purificar nossas mentes pelo exemplo e ensinamento do Buda. O significado dos festejos do Vesak está além de uma mera comemoração histórica; é inspiração para que cada pessoa vislumbre a possibilidade e a necessidade de despertar para a iluminação." (Site do Templo Zu Lai)
O Budismo se espalhou por vários países e várias culturas, portanto esta celebração ocorre hoje em muitos lugares do mundo, de formas diferentes.
O Budismo se espalhou por vários países e várias culturas, portanto esta celebração ocorre hoje em muitos lugares do mundo, de formas diferentes.
Para o esoterismo, durante a Lua Cheia de Vesak os portais que nos separam dos seres iluminados estão abertos, sendo um momento propício para recebermos dádivas de luz.
Para a astrologia, na noite de hoje ocorre simultaneamente com a Lua de Vesak o alinhamento da Lua Cheia, da Terra e do Sol com a estrela Alcyone, uma das estrelas Plêiades que fica na constelação do Touro, marcando também um momento de iluminação para a humanidade.
A noite de hoje é uma noite de meditação e celebração, de se pedir por iluminação e dádivas e, para quem não acredita em nada disto, noite de se olhar uma LINDA LUA CHEIA!
2 commentários:
Outro post sobre alimento. Com o diferencial que, desta vez, trata-se de alimento do espírito.
No entanto, a "receita" é descrita com o preciosismo e a mesma dedicação de sempre. Nada como escrever acerca daquilo que se gosta e se acredita, não? Sente-se a paixão em cada letra, em cada acento.
A propósito, nasci em 4 de Maio, sou de Touro. Será que recebi alguma luz por conta da Lua de Vesak? Me lembro que neste dia a lua estava linda.
Um beijo!
Nasci em 4 de Maio de 1971.
A semana passada copiei de um blog um resumo acerca do signo de Touro, que me deixou curioso. Veja:
"TOURO - O Resistente. Que encanta, mas agressivo. Podem parecer enfadonhos, mas não são. Trabalhadores duros. Amável. Forte, tem resistência. Seres sólidos e estáveis e seguros dos modos deles/delas. Não procuram atalhos. Orgulhosos da beleza deles/delas. Pacientes e seguros. Fazem grandes amigos e dão bons conselhos. Bom coração. Amam profundamente - apaixonados. Expressam-se emocionalmente. Propenso a temperamentos e acessos de raiva ferozes. Determinado. Cedem aos seus desejos frequentemente. Muito generoso.
Este aí, sou eu em pelo menos 95%. Não sou religioso e nem místico, mas há muitas coincidências neste texto.
Se por acaso fizer algum comentário sobre este comentário lá no condado, não faça menção ao ano em que nasci ;)
Sou de bastidores, não sou muito de me revelar.
Obrigado pelas palavras gentis deixadas lá no condado. Os Túks prometem na sua próxima visita, recebê-la com uma sopa de letrinhas de um ancestral alfabeto cuneiforme, que nem o Champollion conhece;)
Um beijo, e tenho um ótimo fim de semana!
Postar um comentário