quinta-feira, junho 28, 2007

Bolinho Caipira de Caçapava

INGREDIENTES:

- dois quilos de farinha de mandioca
- um quilo e meio de carne moída
- cheiro verde
- tempero a gosto (o tradicional leva alho, sal e cebola).

MODO DE PREPARO:

Para fazer a massa do bolinho, basta juntar tudo. É preciso misturar bem, com a mão mesmo. Colocando água até não sobrar farinha seca no fundo da bacia. A massa deve ser bem amassada até dar liga, para que possa ser enrolada. O bolinho é enrolado sempre pequeno, para fritar bem por dentro. O óleo deve estar quente, não fervendo. Também não pode encher muito a panela. Basta esperar que eles fiquem bem dourados.

5 commentários:

Clarissa Barth disse...

Puxa, Gil, bolinho caipira é uma das melhores lembranças que tenho do Vale do Paraíba, obrigada por dividir esta receita conosco!!

Anônimo disse...

Sensacional...alguém resgatar de maneira simples,como deve de ser...o tradicional bolinho caipira
...eu fiquei feliz pela receita e fiz para meus amigos...e foi tudo de bom viver esse momento ...

Anônimo disse...

Ricardo Amaral.
Meu amigo recomendou esse blog e na curiosidade acabei me deparando com o tradicionalissímo bolinho caipira da minha cidade "Caçapava"..e sua receita esta de acordo com a tradicção local...é uma delicia ...e recomendo ir nas festinhas de São João...tem cada comida!!!!

Unknown disse...

VAMOS COMER BOLINHO DA PRIMA?
Vamos comer "Bolinho da Prima"? Sua resposta provavelmente será: "o que é isto"? Prima foi uma filha de escravos da fazenda de meu bisavô, Joaquim Pantaleão e, casada com Sabino Leite que criou os bolinhos conhecidos hoje como "Bolinhos de Quermesse de Caçapava". Na década de 20 a família de Sabino morava numa casinha da rua do Porto tendo como fundo a área da fazenda. Nos dias de frio de junho, Prima colocava uma das filhas para vender em um tabuleiro na porta de casa os deliciosos bolinhos a base de lingüiça e farinha que faziam o maior sucesso. Com o tempo e as proximidades das festas juninas, os bolinhos passaram a ser presença obrigatória nas quermesses e festas de "Corpus Christi". Hoje, com a receita simplificada é possível de ser comido nas quermesses da cidade e, sua fama, já rompeu fronteiras, muitas vezes com a receita totalmente deturpada. A receita original do verdadeiro "Bolinho da Prima me foi passada pela dona Benedita que morava na Rua Vinte e oito que os fazia de maneira primorosa. Aqui vai a receita original do famoso "Bolinho da Prima" fornecida por ela.
"BOLINHO DA PRIMA"
Ingredientes:
1 Kg de farinha de mandioca crua / 1 cebola / 2 dentes de alho / 2 tomates maduros / 1 maço de cheiro verde / 1 colher de sopa de óleo / 1 kg de lingüiça / 1 litro de água / sal a gosto
Preparo: Numa vasilha juntar a farinha de mandioca a cebola, o alho, o cheiro verde, os tomates picados sem pele e sem sementes. Adicionar o óleo. Ferver a água e adicioná-la aos ingredientes. Misturar com uma colher de pau. Fritar bem a lingüiça (não a ponto de torrar), picar em pedaços pequenos e acrescentar à massa. Enrolar de tamanho um pouco maior que brigadeiro. Fritar em óleo bem quente. Comer acompanhado de quentão ou vinho quente.
OBSERVAÇÃO : Cuidado ao adicionar o sal porque a lingüiça normalmente já o tem em grande quantidade. Outro detalhe muito importante, é que a farinha de mandioca deve ser crua para que não estoure quando fritar.

Claudia Resende
Caçapava - SP
claudiamrp@terra.com.br

Anônimo disse...

Ola sou a nora da Edihti siqueira da rua capitao carlos de moura ela fou uma senhora que numca deichou de participar das quermessese devota de sao benedito .estes bolinos.caipira nuca vao sair das lembraças de muitas gente agora vou fazer e comer com a minha familia bjss Deus abençoe todos