quinta-feira, dezembro 21, 2006

Receita de Pavê de Chocolate Natalino

Hoje é o último dia da primavera, o Natal está muito perto. Lembro dos Natais passados, de dar uma passadinha na casa da minha avó para ver se o Papai Noel estava lá. Uma vez, ficou apenas um pedaço de barba branca preso debaixo da porta na casa dela, e eu e minhas irmãs a imaginar que o Papai Noel ainda estava do outro lado, agachado...

Minha vó Therezinha tinha 40 anos quando eu nasci, era uma linda, linda velhinha de cabelos grisalhos... Agora, eu tenho 39, uma filha de 8 meses e ainda uso trancinhas (aqui preciso parar de fazer as contas!) Lembro que ela fazia um doce de maçã ralada com creme de baunilha e, no Natal, do pavê de chocolate que eu nem gostava tanto mas comia feliz porque tinha gosto de Natal.

Já são 30 Natais sem ela que, na verdade, nunca chegou a ficar velhinha como eu a imaginava. Mas às vezes ela está lá, olhando comermos o pavê e lembrando dela.

Eis a receita.

Pavê da Vovó

Ingredientes:
1 tablete de manteiga
12 colheres, de sopa, de açúcar
5 ovos, gemas e claras separadas
1 caixa pequena (200g) de chocolate em pó
1 cálice de conhaque ou rum (ou água misturada com essência de conhaque ou rum)
biscoitos Maria o quanto baste (1 pacote de 200 g e mais um pouco)
leite para umidecer os biscoitos

Preparo:
Bater a manteiga, à temperatura ambiente, com o açúcar. Misturar as gemas. Reservar. Dissolver o chocolate em pó no conhaque (ou rum, ou água). Acrescentar à mistura de gemas, manteiga e açúcar. Juntar as 5 claras, batidas em neve. Montar o pavê com os biscoitos, umidecidos em leite ou água.

Nota: este pavê se congela bem.

0 commentários: