sexta-feira, dezembro 01, 2006

Receita de Pastelão de Shimeji

Receita inventada, ficou uma delícia. É fácil e rápida.

Pastelão de Shimeji

Ingredientes (para 2 pessoas):

Massa:
50 g de margarina
1 xícara de farinha
1/4 de xícara de leite
1/2 colher, de chá, de fermento químico
1 pitada de sal

Recheio:
200 g de cogumelos shimeji, picados
1 dente de alho, amassado
azeite
suco de 1/2 limão
salsa picadinha
cebolinha picadinha
3 colheres, de sopa, de queijo cottage
1 pão francês, torrado e moído grosseiramente

Preparo:

Massa:
Coloque a farinha, margarina, sal e fermento no processador de alimentos. Ligue e vá acrescentando, aos poucos, o leite, até que a massa forme uma bola. Retire e reserve - pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira, envolta em filme plástico.

Recheio:
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure os shimeji, até ficarem macios. Acrescente o alho, frite mais um pouco mexendo sempre, junte a salsa e cebolinhas, pingue o suco de limão e um pouco de água - apenas para soltar a caramelização do fundo da frigideira. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino (opcional). Transfira para uma tigela. Misture o queijo cottage e o pão moído.

Montagem:
Abra a massa com o rolo. Forre uma pequena assadeira (15x25 cm) com metade da massa. Coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Aperte bem as bordas - não há necessidade de furar a massa. Leve ao forno médio - 200º - por 30 minutos ou até que a massa fique levemente dourada. Sirva quente ou morno.

Esta mesma receita pode ser feita com outros tipos de cogumelo. A dica é dourar o cogumelo em frigideira grande e quente, sem sal, para que não junte muita água. O recheio deve ser seco.

0 commentários: