Meu amigo Chico - mais conhecido como Dr. Jablonski - costuma me contar suas aventuras culinárias e, recentemente, despertou meu interesse por uma carne de panela com aipim. Pedi a receita, que ele me enviou prontamente, e reproduzo aqui na íntegra! Não parece boa?
"Carne de panela com aipim
uma carne dura, entre 400 e 600 g
aipim*, mais ou menos mesma coisa
meia cebola, picada
alho, seja generoso, picado
uma colher de chá de açucar cristal
sal grosso, duas colheres de chá
pimenta preta de moer na hora
alecrim
água fervente, tenha bastante
Modus faciendi:
Limpe a carne, se tiver muxiba. Corte em cubos, tipo 3 cm de lado.
Aqueça óleo de canola na sua panela de pressão anti-aderente ao ponto em que comece a fumacear, ou seja, *muito* quente. E jogue os cubos dentro. Chacoalhe ou mexa com a colher de pau, vai ser difícil evitar que não babe um pouco, mas isso não é problema. Salpique com o açucar cristal e mexa mais um pouco.
Quando estiver bem corado, joque a cebola, chacoalhe mais a panela. Joque o alho, chacoalhe e após um minuto, acione a agua fervente. Tampe a panela de pressão e deixa toda a glória daquelas 15 atmosferas se colocar presente durante uns 30 minutos. Desligue. Espere esfriar para abrir. Abra, adicione o aipim**. Complete com água, no jeito. Mais pressão durante 20 minutos.
O ponto não deve ser de sopa, se tiver muito líquido, cozinhe mais um pouco,
com a panela aberta.
Sirva com arroz ou solito. Pimenta e alecrim por cima, para cada um que gostar.
* Dica para o aipim: se a casca soltar relativamente fácil, é bom. O aipim pré-descascado do supermercado costuma ser excelente.
** Há quem não goste do "pavio" no aipim. Pode ser removido neste estágio, fazendo cortes para produzir meios cilindros, e depois em "V", para remover cada pavio."
domingo, setembro 25, 2011
Receita de carne de panela com aipim
Assuntos: aipim, carne de panela, mandioca
Publicado por: Clarissa Barth at 16:39
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 commentários:
Ai ai ai...gostosura!É quase a nossa Vaca Atolada aqui do Vale do Paraíba.
Comemos com farinha de mandioca crua, com salsinha bem picada sobre ela e/ ou com uma pimentinha arretada que é pra abrir mais o apetite!
Beijos!
Vou fazer deve ser uma delícia
Postar um comentário