terça-feira, janeiro 26, 2010

Enquanto isto, na casa da Clarissa...

Fiquei intrigada com o vídeo do NYT sobre a pizza em casa, desde que o Gom me enviou o link para que eu assistisse (veja o post anterior). Aquele topping de figos com gorgonzola é exatamente o tipo de receita que me deixa curiosa para experimentar - exótica e simples! Aproveitei uma noite de pizza com amigos para testar a receita.

Ao contrário do Gom, que seguiu tentou seguir à risca a receita, me rebelei. Prá começar, continuo achando que, para fazer pizza em forno à gás a massa precisa ser pré-assada. [Quando trabalhei na Telepizza de Porto Alegre, há...25 anos atrás (ops!), era assim que se fazia. Antes de abrir o restaurante os discos de massa eram todos pincelados com molho de tomate, pré-assados e armazenados em prateleiras até a hora do pedido.] Há uma grande vantagem em se manusear um disco de pizza assado ao invés de um cru: é mais firme e não gruda! Mais um detalhe: receita de massa, usei a minha (já publicada aqui) - não confio na receita da Jill pois não leva açúcar... muito estranho...

Bom, para pré-assar, coloco o disco no forno aquecido a 200º, por 5 a 10 minutos, ou até estufar a massa. Tiro do forno e, com colher de pau, estouro as bolhas formadas.

Nesta noite, fiz 3 toppings diferentes. O "da casa da Cla", que é gorgonzola/rodelas de tomate/mussarela, o mussarela de búfala/tomates secos/rúcula (uso búfala em pedaços retangulares, não em bolinhas, Gom, fica bem mais estável...) e o de figos com gorgonzola, da Jill. Que é assim:

Pizza de Figos Secos, Gorgonzola, Bacon e Cebolas Caramelizadas

Ingredientes
(para 1 pizza grande)
1/2 xícara de figos secos, cortados em tirinhas
1/2 xícara de bacon, cortado em cubinhos
80 g de queijo gorgonzola, em pedacinhos
1 cebola, cortada em fatias médias (1/2 cm)
1 colher, de sopa, de manteiga
250 g de queijo mussarela
aneto (dill)
orégano
sal

Preparo:
Faça primeiro a cebola caramelizada: em uma frigideira grande, derreta a manteiga, acrescente a cebola, sal e aneto. Misture bem e deixe caramelizar por uns 10 minutos em fogo baixo, ou até que fique macia e dourada, mexendo de vez em quando. Reserve. Aqueça novamente a frigideira e, sem óleo ou manteiga, doure o bacon. Reserve.

Montagem:
Pincele o disco pré-assado com molho de tomates. Espalhe uniformemente sobre a massa os figos, gorgonzola, bacon e cebola caramelizada. Cubra com mussarela - a receita da Jill não inclui mussarela mas sou intransigente neste ponto: pizza sem mussarela não é pizza, é focaccia! Então, coloque mussarela. Depois, orégano e um fio de azeite. Leve ao forno até o queijo derreter (por 10 minutos).

Dica da Cla: quando coloco a pizza com topping no forno, inverto o fogo desligando o forno e ligando o grill. Desta forma, o queijo fica derretido e gratinado.

Este topping de figos com mussarela foi um sucesso e meus convidados, a princípio desconfiados, ficaram agradavelmente surpresos com a mistura do sabor adocicado do figo com o sal do bacon e gorgonzola. Foi realmente delicioso! E divertido.

4 commentários:

Oliver Pickwick disse...

"Disco de pizza". Esses especialistas inventam cada uma! Enfim, vivendo e aprendendo.
A pizza parece muito boa, embora prefira aquelas bem espartanas (espartana, aqui, é apenas uma caracterização), isto é, massa, azeite e queijo.
Um beijo!

P.S.: Pelo visto o Papo na Cozinha também deu uma pausa.

Bia Szasz disse...

Nossa, esse recheio me deixou louca, quero já! Só a massa que tem que ser pronta, porque não consigo acertar.

Lu Saharov disse...

Clarissa! Parece que voltei no tempo de sua página de receitas fantásticas quando navegávamos no Nave da Palavra...E la Nave se foi...e nós aportamos: Você em Sampa e eu nesse seu rincão gaúcho que estou amando incondicionalmente! Ô terra boa demais! Saudades de você, da Maya (já deve estar mocinha...) de seus escritos. Qualquer hora aporto em sua cozinha com receitas russas LEGÍTIMAS e uma chícara de chá! beijos com muitas, muitas saudades!

Anônimo disse...

que pizza é essa??????? eu quero!!! pq tive que achar esse seu blog!!! rsss
bjss
Andrea