quinta-feira, janeiro 10, 2008

Receita de Massa para Pizza - a definitiva!

Estamos com chef novo na cozinha: o Gom! Finalmente, resolveu aparecer e parar de só comer, e ficar prá conversar, dar palpite e esculhembar com as minhas receitas, hehe... Sejas muito bem-vindo!!! Em tua homenagem, resolvi colocar esta receita, prá que a Carol coma pizzas mais gostosas LOGO!

Já postei aqui uma receita de massa para pizza. Esta, agora, é a versão revisada e melhorada daquela receita. Muito fácil de fazer! E fácil de manusear.

Receita de Massa para Pizza

Ingredientes:
(para 2 pizzas grossas ou 3 finas)

500 g de farinha de trigo tradicional (não a especial), mais um bocado para o manuseio da massa
1 pacote de fermento biológico instantâneo (10 g)
250 ml de água morna
1 e 1/2 colher, de sopa, de açúcar
1 colher, de chá, de sal
2 colheres, de sopa, de óleo
um pouco de óleo para untar a tigela

Preparo:

No processador de alimentos: em velocidade baixa, misturar os ingredientes em pó. A seguir, com o motor ainda girando acrescentar aos poucos a água morna misturada com o óleo. A massa deverá formar uma bola macia e não deve estar grudenta ao toque. Pode ser necessário acrescentar um pouquinho mais de água para se obter o ponto correto.

Retirar a bola de massa do processador e colocar em uma tigela levemente untada com óleo. Cobrir com um pano úmido e deixar em um local quente - por exemplo o forno desligado e ligeiramente pré-aquecido (cuidado para não aquecer demais, deve estar morno, uma temperatura suportável para a mão colocada dentro do forno). O pano úmido é importante para que a massa não resseque na superfície, devido ao calor, e forme pequenas crostas endurecidas.

Deixar crescer por 1 a 2 horas. Pode se deixar mais tempo, se desejar. Depois de 1 hora, sovar um pouco para misturar bem os gases já formados pela fermentação e deixar repousar o resto do tempo de crescimento.

Retirar a massa crescida da tigela. Não sovar mais, dividir em 2 ou 3 bolas. Em uma superfície enfarinhada, abrir as 2 ou 3 bolas em círculos. Não acrescentar muita farinha - a massa ficará pesada! Colocar em formas de pizza, pré-polvilhadas com um pouco de farinha para não grudar. Assar em forno médio-alto (200 graus) por 10 minutos. Colocar a cobertura e gratinar por 10 minutos para derreter o queijo, ou até o ponto desejado.

Pronto, é a massa perfeita.

1 commentários:

Oliver Pickwick disse...

Era tudo que eu procurava, Clarissa. Gosto das coisas simples. Pizza e azeite. Pronto, estou no Olimpo.
E. abaixo o patê de fígado de ganso!