quarta-feira, janeiro 23, 2008

Receita de Croque de Atum com Maionese de Wasabi

Já que estamos batendo-papo, a receita que o Gom colocou me lembrou de uma outra, também deliciosa e surpreendente. (Esta receita é do maravilhoso "Cooking with David Burke". A foto é minha.)



Croque de Atum com Maionese de Wasabi

"Croque" vem do nome do famoso "croque-monsieur" que é um sanduíche de presunto e queijo frito na manteiga até ficar crocante por fora. Esta receita é uma variação do croque-monsieur, mas com um recheio totalmente inusitado e diferente: atum fresco e maionese feita com wasabi!

Você pode fritar os croques e depois cortá-los em 4, obtendo pequenos croques que podem ser servidos como aperitivos.

Ingredientes:

(para 4 sanduíches)

2 colheres, de sopa, de água
2 colheres, de sopa, de wasabi em pó (raiz-forte japonesa)
1 gema de ovo
1/2 xícara de óleo com gengibre (veja abaixo como fazer)
8 fatias de pão branco de sanduíche, sem casca
200 g de atum fresco (lombo de atum) cortado em fatias
sal e pimenta-do-reino
mais óleo com gengibre para fritar

Óleo com gengibre
1/2 de xícara de gengibre ralado
1 e 1/2 xícara de óleo de oliva (não use o virgem nem o extra-virgem pois não são apropriados para fritura e têm sabor muito marcante)
sal e pimenta-do-reino

Preparo:

Óleo com gengibre:
Misture o gengibre, óleo e temperos. Leve ao fogo em uma panelinha e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos. Deixe esfriar completamente antes de preparar a maionese.

Croque:
Em uma pequena tigela, misture o pó de wasabi com a água. Junte a gema de ovo e bata bem, com um batedor de arame. Aos poucos, misture a 1/2 xícara de óleo com gengibre, até obter uma maionese.

Espalhe a maionese de wasabi nas fatias de pão.

Coloque as fatias de atum sobre as fatias de pão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra cada sanduíche com outra fatia de pão, obtendo 8 sanduíches.

Em uma frigideira não-aderente, aqueça o restante do óleo de gengibre preparado. Doure os sanduíches, por 2 ou 3 minutos de cada lado (virando apenas uma vez). Não cozinhe demais. O atum deve ficar mal-cozido ou até cru no centro.

Remova os sanduíches usando uma espátula e escorra-os em papel-toalha. Sirva imediatamente.

2 commentários:

O Profeta disse...

Mais uma para eu experimentar...


Doce beijo

Oliver Pickwick disse...

Prezada Clarissa, não que esteja duvidando dos seus conhecimentos, mas chamar uma coisa tão bonita e apetitosa dessas - aí na fotografia, de sanduíche, é uma injustiça, não acha? É como nominar um general de recruta.
Beijos!