quinta-feira, dezembro 21, 2006

Receita de Pavê de Chocolate Natalino

Hoje é o último dia da primavera, o Natal está muito perto. Lembro dos Natais passados, de dar uma passadinha na casa da minha avó para ver se o Papai Noel estava lá. Uma vez, ficou apenas um pedaço de barba branca preso debaixo da porta na casa dela, e eu e minhas irmãs a imaginar que o Papai Noel ainda estava do outro lado, agachado...

Minha vó Therezinha tinha 40 anos quando eu nasci, era uma linda, linda velhinha de cabelos grisalhos... Agora, eu tenho 39, uma filha de 8 meses e ainda uso trancinhas (aqui preciso parar de fazer as contas!) Lembro que ela fazia um doce de maçã ralada com creme de baunilha e, no Natal, do pavê de chocolate que eu nem gostava tanto mas comia feliz porque tinha gosto de Natal.

Já são 30 Natais sem ela que, na verdade, nunca chegou a ficar velhinha como eu a imaginava. Mas às vezes ela está lá, olhando comermos o pavê e lembrando dela.

Eis a receita.

Pavê da Vovó

Ingredientes:
1 tablete de manteiga
12 colheres, de sopa, de açúcar
5 ovos, gemas e claras separadas
1 caixa pequena (200g) de chocolate em pó
1 cálice de conhaque ou rum (ou água misturada com essência de conhaque ou rum)
biscoitos Maria o quanto baste (1 pacote de 200 g e mais um pouco)
leite para umidecer os biscoitos

Preparo:
Bater a manteiga, à temperatura ambiente, com o açúcar. Misturar as gemas. Reservar. Dissolver o chocolate em pó no conhaque (ou rum, ou água). Acrescentar à mistura de gemas, manteiga e açúcar. Juntar as 5 claras, batidas em neve. Montar o pavê com os biscoitos, umidecidos em leite ou água.

Nota: este pavê se congela bem.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Receita de Bolo de Frutas para o Natal

Minha mãe está fazendo bolinhos de frutas para dar às amigas no Natal.
Me enviou a receita, com foto e tudo! Adorei.

Bolo de Frutas

Ingredientes:
100 g de nozes ou castanhas, picadas
80 g de passas brancas
80 g de frutas cristalizadas
1 xícara de figos em calda
80 g de ameixas pretas
1 xícara de vinho branco suave
1 xícara da calda dos figos
1 xícara de açúcar refinado (ou mascavo)
1/2 xícara de açucar mascavo
100 g de margarina ou manteiga
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 pacote de condimento alemão (ver nota)
1 1/2 colher de fermento em pó


Preparo:
Em uma tigela, misture os 7 primeiros ingredientes com 1/4 de xícara de água. Deixe descansar por 1 dia. Bata a margarina, os ovos, o açúcar refinado e o mascavo. Junte o condimento alemão, a farinha peneirada com o chocolate em pó e misture. Por fim, coloque as frutas reservadas e o fermento. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo, para um bolo único, ou várias pequenas, para bolinhos individuais. Leve ao forno médio (180°) por mais ou menos 35 min, até que um palito espetado saia seco. Decorar com 1/2 receita de fondant (receita abaixo) e, se desejar, cerejas.

Observações: A massa fica mole e cresce bastante no cozimento. Encha a forma somente até a metade. Este bolo tem a duração de 15 dias, e congela muito bem.

Nota: O condimento alemão é encontrado em casas especializadas em produtos para confeitaria e em alguns supermercados. É composto de: cravo, canela, coentro, gengibre, noz moscada, cardamomo, aniz, pimenta da Jamaica, cacau em pó. Pode ser substituído pela mistura destas especiarias. O pacote de contimento equivale a 1 colher de sopa.

Fondant

Ingredientes:
500g de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de leite
1 colher, de sopa, de manteiga

Preparo:
Misturar os ingredientes em banho-maria, até obter um creme homogêneo. Espalhar sobre os bolinhos.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Receita de Pastelão de Shimeji

Receita inventada, ficou uma delícia. É fácil e rápida.

Pastelão de Shimeji

Ingredientes (para 2 pessoas):

Massa:
50 g de margarina
1 xícara de farinha
1/4 de xícara de leite
1/2 colher, de chá, de fermento químico
1 pitada de sal

Recheio:
200 g de cogumelos shimeji, picados
1 dente de alho, amassado
azeite
suco de 1/2 limão
salsa picadinha
cebolinha picadinha
3 colheres, de sopa, de queijo cottage
1 pão francês, torrado e moído grosseiramente

Preparo:

Massa:
Coloque a farinha, margarina, sal e fermento no processador de alimentos. Ligue e vá acrescentando, aos poucos, o leite, até que a massa forme uma bola. Retire e reserve - pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira, envolta em filme plástico.

Recheio:
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure os shimeji, até ficarem macios. Acrescente o alho, frite mais um pouco mexendo sempre, junte a salsa e cebolinhas, pingue o suco de limão e um pouco de água - apenas para soltar a caramelização do fundo da frigideira. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino (opcional). Transfira para uma tigela. Misture o queijo cottage e o pão moído.

Montagem:
Abra a massa com o rolo. Forre uma pequena assadeira (15x25 cm) com metade da massa. Coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Aperte bem as bordas - não há necessidade de furar a massa. Leve ao forno médio - 200º - por 30 minutos ou até que a massa fique levemente dourada. Sirva quente ou morno.

Esta mesma receita pode ser feita com outros tipos de cogumelo. A dica é dourar o cogumelo em frigideira grande e quente, sem sal, para que não junte muita água. O recheio deve ser seco.