segunda-feira, outubro 22, 2007

Conselhos da vovó sobre nutrição

A edição americana da Scientific American no mês de Setembro/2007 é dedicada à dieta e saúde. Em um artigo sobre nutrição, encontrei os conselhos do Dr. Ancel Keys, que morreu em 2004 com 100 anos de idade, para se evitar as doenças do coração. Isto foi escrito em 1959.

  • Não engorde; se engordar, emagreça.
  • Diminua gorduras saturadas: as gorduras da carne de boi, porco, ovelha, embutidos, margarinas e laticínios.
  • Prefira óleos vegetais e mantenha a quantidade total de calorias ingeridas vindas de gordura abaixo de 30% em sua dieta.
  • Prefira vegetais frescos, frutas e laticínios desnatados.
  • Evite o uso excessivo de sal e açúcar refinado.
  • Boas dietas não dependem de medicamento nem de preparações complicadas.
  • Pratique exercícios e atividades recreativas ao ar livre.
Nos últimos tempos, os conselhos de saúde e dieta ficaram confusos e contraditórios - influenciados principalmente pelos interesses do governo e da indústria. Estou convencida de que se usássemos o bom-senso e os conselhos da época da vovó provavelmente estaríamos mais saudáveis e mais esbeltos!

Para o artigo completo, Eating Made Simple - Marion Nestle

sexta-feira, outubro 19, 2007

Primeira noite cigana

Tivemos uma apresentação-relâmpago de dança cigana, no condomínio. (Relâmpago é a palavra certa... Epahei, Oiá!)




quarta-feira, outubro 03, 2007

Culinária Ayurvédica


Lakshmi, Parvati e Saraswati

Meu marido trouxe para mim, de viagem, um novo livro de culinária: "Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living". Trata de culinária Ayurvédica, que eu não conhecia, e me deixou maravilhada.

Segundo a Wikipédia, "Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos atrás, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional. (...) A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la."

Não é fantástico?

Ler a introdução do livro já foi suficiente para que eu percebece a sintonia com o que eu gostaria de ter na minha cozinha. Por isto, traduzo e reproduzo aqui:

"Todas as sabedorias tradicionais do mundo trazem uma mesma verdade simples: comida é vida. O ritual de comer trancende todas as fronteiras do tempo, cultura e religião. A comida é sagrada e o ato de comer é a comunhão direta com a energia divina da Mãe Natureza. De acordo com os antigos sábios Ayurvédicos, a comida nutre nossa mente, corpo, sentidos e espíritos em todos os níveis do ser. Proporciona uma fundação para a exploração e evolução pessoal. Ao longo da nossa vida, desde o primeiro gole do leite materno até o compartilhar de refeições com os entes queridos, o ritual de comer tem raízes profundas na experiência humana." (Thomas Yarema, Daniel Rhoda, Chef Johnny Brannigan, em Eat, Taste, Heal - An Ayurvedic Cookbook for Modern Living).

Logo pretendo testar e colocar algumas receitas aqui...

Para saber um pouquinho mais sobre a Ayurvédica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda