Mesmo as mulheres tem preconceito - aliás, principalmente as mulheres! - com as loiras. E "loira" não significa exatamente uma cor de cabelo: o preconceito é contra uma atitude. Mulheres inteligentes precisam ter um certo jeito, mães precisam ter um certo jeito, mulheres de 40 devem ter um certo jeito... Até quando vamos agarrar os cabelos umas das outras desta maneira? Nem sei o que dizer, repito aqui o que li hoje:
"Because why shouldn’t smart people feel groovy too? I don’t understand why the insipid stupids must get all the cool looks! So I thought—“you know, hang on a minute!” You can be confronting the right wing and feeling really seductive at the same time."
(Tori Amos, leia a entrevista completa)
quarta-feira, agosto 29, 2007
Loira e inteligente
Assuntos: loira, papos, tori amos
Publicado por: Clarissa Barth at 17:57 0 commentários
segunda-feira, agosto 27, 2007
Eclipse Total da Lua e Eclipse Parcial do Sol - 2007
Eclipse Total da Lua - 28 de Agosto de 2007
No dia 28 de agosto próximo (amanhã!) haverá um eclipse total da Lua, que será visível no Brasil. O eclipse inicia quando a Lua cheia começa a entrar na penumbra da Terra, às 4:52h da manhã do dia 28 e se intensifica às 5:52h, quando a Lua entra na sombra da Terra, ficando com sua luminosidade bastante diminuída. Na região de São Paulo, neste horário, a Lua estará no horizonte, se pondo às 6:23h. Portanto, não poderemos ver o ponto máximo do eclipse, que será às 7:23h, porque a Lua já estará abaixo do horizonte. Mesmo assim, vale a pena dar uma espiada no início do eclipse. O eclipse da Lua pode ser observado a olho nú, com binóculos ou lunetas.
Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro
Eclipse Parcial do Sol - 11 de setembro de 2007
A eclipse do Sol é parcial quando o Sol fica encoberto pelo cone de penumbra da Lua (e não pela sombra da Lua). Poderemos ver o Sol com um pequeno corte lateral, que irá aumentar variar de tamanho durante a duração do eclipse, que neste dia será de 1h58m. A Lua não será visível porque quando acontece um eclipse do Sol a Lua está sempre na fase Nova (a Lua está passando na frente do Sol, então está iluminada "por trás" em relação à nós). O horário de início do eclipse, em São Paulo, é 7:39h da manhã, chegando no ponto máximo às 8:35h e terminando às 9:37h. A observação do Sol deve ser feita com muito cuidado. NUNCA se deve utilizar binóculos ou qualquer tipo de lente. A luz do Sol, ampliada, pode causar danos irreversíveis ao olho, instantaneamente.
Para informações mais detalhadas sobre este evento, consulte:
http://www.uranometrianova.pro
Sugestão para Observação do Eclipse do Sol:
A maneira mais segura de se observar é através da projeção da luz do sol em um anteparo. Pegue uma folha de papel e faça um furo pequeno, de 2 mm de diâmetro mais ou menos. O furo funcionará como lente para projetar a luz do sol contra o chão ou uma parede branca. Coloque a folha de papel contra o sol, e projete a luz que passa pelo furo contra uma parede ou outra folha de papel em branco. Afaste e aproxime a folha de papel de sua projeção, até obter uma imagem focalizada do Sol. Para um furo deste tamanho, a distância será de mais ou menos 40 cm. Quando o eclipse iniciar, a imagem do Sol começa a ficar parecida com uma pequena Lua minguante.
Publicado por: Clarissa Barth at 12:58 0 commentários
sexta-feira, agosto 24, 2007
Receita de Sopa de Feijão
Hoje, passeando de bike pelo condomínio, percebi que as ruas todas cheiravam a jasmim - jasmim-do-cabo, jasmim amarelo, jasmim-estrela (juro que até senti cheiro de chá de jasmim vindo de uma casa..). A primavera chegou, aqui em São Roque, um pouco antes do tempo. Lembrei que meu aniversário passou, fiz 40 anos em um vale mágico - o do Matutu - com histórias de lobisomens e canto gregoriano, lugar de se tomar sopa à luz de velas, e dei-me conta de que o inverno se acaba e ainda não publiquei, aqui, a receita da minha sopa preferida - a de feijão. (Preciso enviá-la ao Cândido, pelo correio, pois lá a internet ainda não chegou...)
Receita de sopa de feijão preto
O segredo desta sopa está no suco de laranja e no cominho em pó!
Ingredientes (4 pessoas):
1 1/2 litros de feijão preto cozido (sem carne, sem temperos, pode ser cozido na véspera)
1 colher de sopa de óleo de oliva
3 xícaras de cebola picada
5 dentes de alho esmagados
1 cenoura grande, em rodelas ou cubos
1 pimentão vermelho, em cubos
2 tomates médios, em cubos
1 1/2 xícara de suco de laranja (pode ser suco pronto, em caixinha)
2 colheres de sopa de cominho em pó (muito importante!)
sal e pimenta preta
molho de pimenta (opcional)
Preparo:
1) Aqueca o óleo em uma panela funda. Adicione a cebola, alho, sal e cenoura. Deixe dourar em fogo médio até que a cenoura esteja quase cozida. Junte o pimentão e doure mais um pouco, até que tudo esteja bem cozido (10 minutos). Acrescente o feijão cozido e misture bem.
2) Misture o suco de laranja, tomates, pimenta preta, cominho e corrija o sal. Se desejar, passe metade da sopa pelo liquidificador para desmanchar os legumes e grãos, misturando novamente na sopa. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que os sabores se misturem mas sem desmanchar o tomate.
3) Sirva junto com molho de pimenta, se desejar.
(Receita da chef Mollie Katzen, Moosewood Restaurant, Nova Iorque.)
Assuntos: feijão, receita, sopa, Vale do Matutu
Publicado por: Clarissa Barth at 19:52 0 commentários