Tempo é artigo escasso, desnecessário lembrar. Trabalho e filhos parecem não se contentar nunca com o que dispomos. Todo mundo sabe disso, mas... não cola! Falta de tempo nunca é uma desculpa boa. Assim o é também quando tento enrolar a protagonista deste blog. Pensando nisso, resolvi postar algo sobre um dos pratos mais rápidos que conheço, mais ou menos como minha mãe prepara. Das massinhas rápidas que agente prepara à noite, na corrida, talvez só perca em velocidade para o puro espagueti ao alho e óleo. Em setembro do ano passado, eu postei uma receita muito parecida, um pouco mais elaborada. Acho que esta, além de mais rápida, preserva melhor o sabor do salmão.
Os ingredientes são poucos:
400 g de espagueti (bavette fica ótimo)
meia cebola média
umas três colheres de sopa de azeite de oliva
100 g de salmão defumado
meio copo de vinho branco
sal e pimenta do reino moída
Quando a massa estiver quase al dente, refogue a cebola picadinha no azeite de oliva acrescentando uma pitada de sal e de pimenta. Cebola dourada, adicione o salmão defumado picado miúdo. É fácil encontrar salmão defumado congelado no supermercado. Ele vem cortado em finas fatias e 30 segundos com a faca produzem os pedacinhos, ou tirinhas, para o refogado. Deixe o salmão pegar uma corzinha e acrescente o vinho. Use fogo alto, em uma frigideira grande, para que tudo se reduza rapidamente. Escorra a massa, que já deve estar no ponto a esta altura, e jogue na frigideira ainda no fogo, dando uma boa mexida. Se der vontade, adicione uma colher de sopa de manteiga enquanto a massa e o molho se misturam.
Há mais um detalhe. Como em vários pratos que usam vinho branco sobre o refogado, neste um espumante fica melhor que o vinho branco. A receita é ótima, dá para se preparar uma bela massa, ao tempo em que o espagueti leva para cozinhar, enquanto se toma uma taça de espumante.
1 commentários:
Realmente parece rápido e muito bom. Mesmo quando não se sabe.
Um abraço!
Postar um comentário