segunda-feira, janeiro 19, 2009

Chega de folga!

Ano novo, hora de resoluções: em 2009 pretendo ser mais assídua nesta cozinha! Tirei uma "folga" de alguns dias - apesar de não ter me sentido nem um pouco "folgada" ultimamente - mas volto logo. Estou preparando as tão prometidas receitas de sushi para esta semana, vamos ver como vai ficar. Enquanto isto, vá preparando uma conserva de gengibre, que precisa ficar alguns dias descansando na prateleira...

Mas é impossível falar de gengibre sem mencionar que, na bruxaria, o gengibre tem alguns poderes mágicos. É uma planta masculina, regida por Marte e dedicada a Afrodite, Ares e Athena. É costume se comer um pedacinho de gengibre antes de se realizar um feitiço, ou utilizar uma pitada de gengibre em pó para o fortalecimento do feitiço - principalmente se for amoroso. (Convenhamos: gengibre tem cara de coisa de bruxa, não é?)


Bem, mas voltando à culinária japonesa, antes que o Gom tenha um ataque (ha!), aqui está a receita:

Receita de Conserva de Gengibre (Gari)

Ingredientes:

400g de gengibre (shooga) descascado e cortado em fatias finas
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre
3 colheres de chá de sal

Preparo:

Cozinhe o gengibre numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar. Leve ao fogo o açúcar e o sal misturado no vinagre até diluir e levantar fervura. Deixe esfriar. Em um vidro de 1/2 litro, misture o gengibre fervido e a mistura de vinagre. Tampe e deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.

Armazene na geladeira (dura aproximadamente 6 meses).

2 commentários:

Oliver Pickwick disse...

Gosto de gengibre, até mesmo dos bombons. Humm... por acaso serei um bruxo? Deixa ver... já inverti pentagramas; gosto de Baphomet; adoraria morar num tor; ter uma coruja como assistente [como o Merlin, de Disney]; e li todos os livros de Castanheda.
Quanto ao sushi, é espartano. A maioria dos ingredientes são de coisas simples.
Um beijo e feliz regresso!

Anônimo disse...

Meu problema em fazer gari está na primeira parte da receita que ninguem nunca explica: como fatiar bem fino o gengibre?