segunda-feira, outubro 06, 2008

Receita de Canelone de Ricota e Espinafre

Tenho procurado maneiras de fazer minha filha, que tem 2 anos, comer mais verduras, e já que ela adora massas, faço lazanhas de berinjela e farfales com abóbora... um truque que funciona! Este é o canelone de ricota com espinafre mais simples do mundo, e muito mais saboroso do que qualquer canelone comprado pronto - fresquinho e feito em casa, tem coisa melhor?

(Uso o microondas para cozinhar o espinafre e para fazer o molho branco.)

Canelone de Ricota e Espinafre - da Clarissa

Ingredientes:
(para 4 pessoas)
300g (aprox. 12 canelones) de massa para canelone Barilla
400g de ricota
1/2 litro de leite
2 colheres, de sopa, de farinha de trigo
2 colheres, de sopa, de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 xícaras de espinafre cru, picado
sal e noz-moscada
leite

Preparo:
Coloque o espinafre picado em um refratário com tampa e leve ao microondas até cozinhar por 4 a 5 minutos. Reserve.

Esmigalhe a ricota em uma tigela. Acrescente leite para umedecer. Junte o espinafre cozido e tempere com sal e noz-moscada. Com um garfo, recheie os canelone (sem pré-cozinhar). Reserve.

Em uma jarra refratária, coloque a manteiga e derreta no microondas. Misture bem com a farinha e leve, novamente, ao microondas, por alguns segundos (30s) até começar a borbulhar. Misture o leite, aos poucos, mexendo sempre. Coloque no microondas até engrossar, aproximadamente 4 minutos, parando na metade do tempo para mexer - de preferência, com um batedor de arame, para não ficar empelotado. Tempere com sal. Reserve.

Em uma fôrma refratária, despeje metade do molho branco. Polvilhe com metade do queijo parmesão. Espalhe por cima os canelones já recheados. Cubra com o molho restante e polvilhe a outra metade de queijo. Regue com um fio de azeite.

Leve ao forno pré-aquecido médio (180ºC) por 40 minutos. Se tiver grill, após este tempo gratine por 5 a 10 minutos.

P.S. Maya está tomando posse da minha cozinha... agora é a geladeira que começou a ficar "enfeitada" e bem mais alegre! ;)



5 commentários:

Oliver Pickwick disse...

Não tiro a razão da menina. Massas, em sua maioria, são pratos simples e muito saborosos. Portanto, vislumbro uma pequena espartana em ascenção. Diga-lhe que o tio aqui, pediu para ela repetir umas três vezes por semana um grito de guerra espartano: "abaixo o foie gras" ;)
Sou como o marinheiro Popeye, gosto de qualquer coisa com espinafre.
Um beijo nas duas!

Jaqueline disse...

Olá,
venho de uma família de pessoas que cozinham muito bem(meus pais, meus avós, minha irmãs), e eu não cozinhava nada, na verdade nunca me interessei muito, mas adoro comer e pelo que dizem os amigos, tenho um bom paladar, enfim agora com mais tempo e inpirada pelo livro Julia e Julie e recentemente pelo filme(já leram? Já viram?) resolvi começar a cozinhar. Tenho uma amiga que adora canelone(ou caneloni?) de ricota com espinafre. Procurei receitas no Google e achei a sua mais interessante, mais leve, e acho que será a cara da minha amiga. Vou fazer(perlo menos tentar) a receita. Apesar que todas as vezes(foram poucas, na verdade umas duas talvez) que fiz molho branco, ficou empolado, quem sabe esta experiência com o microondas, seja mais fácil..vamos ver! Obrigada pela receita.
Fiquem em paz, Jaqueline.

Jaqueline disse...

Oi..só passei aqui para dizer que deu super certo, ficou do jeitinho que eu queria ,puxa nunca um molho branco meu ficou tão bom e a receita é tão rápida e fácil..obrigada..

Clarissa Barth disse...

Jaqueline, obrigada pelos seus comentários! Fiquei feliz em saber que a receita deu certo. Um beijo!

Aninha disse...

Clarissa!!!
Deve ficar uma delícia... Vou fazer no próximo findi. Depois te conto.
Até breve
Abraços