sexta-feira, setembro 22, 2006

Receita de Ketchup Maison

Gil, aqui vai a receita do Ketchup Maison que tanto gostas.! Tem até histórinha: no Québec, o verão dura umas duas semanas, no máximo... ;) Quando a neve começa a derreter, em Montréal, surgem assim, do nada, feiras nas ruas vendendo frutas, conservas, flores e temperos. As pessoas compram os vasos de flores e penduram na frente das casas - "jardins instantâneos" como dizia uma amiga americana. Flores que duram mais ou menos o tempo do verão, jardins de curta duração, mas que refletiam a alegria das pessoas pelo fim do inverno. Eu gostava de comprar ketshup maison nestas feiras, "maison" significa caseiro. O Québec tem outras receitas de guloseimas interessantes, como a Poutine (batata-frita molhada, como eu brincava) e a Tarte au Sucre (torta de açúcar, imagina como isto é doce) que, a qualquer hora destas, coloco aqui.

Ketshup Maison (do Québec)

Ingredientes:

(rende 2 litros)

12 tomates maduros mas firmes
4 cebolas
4 maçãs
1/2 pé de aipo
250 g de açúcar
350 ml de vinagre de maçã
1/2 colher, de sopa, de sal
Temperos:
1/2 colher, de sobremesa, de gengibre ralado
1/2 colher, de sobremesa, de pimenta-do-reino
1/2 colher, de sobremesa, de mostarda em pó
1/2 colher, de sobremesa, de pimenta calabresa em flocos
1 colher, de sobremesa, de allspice (pimenta da Jamaica)
1 colher, de sobremesa, de endro
1/2 colher, de sobremesa, de canela em pó
1 colher, de sobremesa, de cravos
2 folhas de louro
2 estrelas de anis-estrelado (opcional)

Preparo:

Pique as cebolas em cubos pequenos. Faça o mesmo com os tomates e maçãs (com casca). Corte os talos de aipo em fatias finas. Dica: para picar e fatiar os ingredientes, use um processador de alimentos, picando um ingrediente por vez, tendo o cuidado de não transformá-los em purê. Coloque estes ingredientes em uma panela grande, juntando o vinagre, sal e o açúcar.

Coloque todos os temperos (menos o louro e anis) em um moedor de temperos e moa para misturar bem e moer as pimentas e cravos (ou adquira todos os temperos já moídos e misture-os à mão). Acrescente aos legumes na panela, misture bem e leve ao fogo.

Quando levantar fervura, baixe o fogo e, com a panela aberta, deixe ferver por 2 horas.

Depois de retirar a panela do fogo, coloque imediatamente o ketchup maison em potes de vidro esterilizados, tampe e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Dentro do vidro, se formará um vácuo se o ketchup estiver bem quente quando você colocá-lo e se a tampa estiver bem fechada.

Você não precisa esperar esta conserva envelhecer para servi-la. Antes de servir, deixe gelar na geladeira.

Sirva com baguetes fatiados, pequenos pães franceses ou em hambúrgueres.

1 commentários:

Gil disse...

Muuiito obrigada pela receita, querida!