segunda-feira, outubro 16, 2006

Jardineira

Esta é minha mãe.

terça-feira, outubro 10, 2006

Receita de Massa para Pizza

Esta vai para o Oswaldo, que está tentando fazer pizza prá sua linda menina Carol.

Dicas importantes: o fermento biológico se alimenta de água, açúcar e farinha. O açúcar não é absolutamente necessário na receita, mas a massa crescerá mais se contiver um pouco de açúcar. A melhor farinha é a comum, que é mais rica em açúcares naturais que a do tipo especial. O sal é um ingrediente crítico: ele fortalece o glúten, fazendo a massa crescer sem colapsar. Mas, ao mesmo tempo, em grande concentração inibe o crescimento do fermento. Ou seja, existe uma quantidade ideal.

Bom, como a Maya é uma menina paulista, sábado à noite se come pizza! Bom, ela ainda não come pizza, mas logo, logo estará provando... Esta é a receita que eu uso:

Massa para Pizza:
(para duas pizzas grandes de espessura média ou três finas)

250 ml de água
1 colher, de sopa, de açúcar
2 colheres, de sopa, de óleo ou azeite
460 g de farinha de trigo comum (não "especial")
2 colheres, de chá de fermento biológico instantâneo
1 colher, de chá, de sal

Misturar bem todos os ingredientes, deixar descansar por uns 10 minutos. Amassar bem a massa, por uns 10 minutos, até que fique bem homogênea e oxigenada. Deixar crescer em uma tigela coberta com um pano, até triplicar de volume. Dica: pré-aqueça o forno, alto, por 5 minutos, desligue, coloque a tigela no forno com a porta entreaberta, para que o calor ajude o crescimento. Desta maneira levará de 1 hora e meia, mais ou menos. Não amasse a massa novamente, manuseie com cuidado ao tirar da tigela. Corte a massa em 2 ou 3 bolas, sobre uma superfície enfarinhada, abra com o rolo e coloque nas fôrmas. Pré-asse em forno médio-alto (220º) por 10 minutos, coloque a cobertura e leve ao forno novamente, até derreter o queijo. O ideal é, se o forno tiver grill, ligar o grill para esta segunda etapa e deixar 10 minutos. O forno já estará quente e a massa terminará de cozinhar, enquanto o grill irá gratinar o queijo.

Mais uma dica: após o pré-cozimento, a massa pode ser congelada por várias semanas. Na hora de utilizar, retire do freezer por meia hora, coloque a cobertura e leve ao forno.